Duvidas Encceja

Duvidas Encceja

Encceja: tire dúvidas sobre datas, inscrição e o que estudar para tirar o diploma do ensino médio e fundamental

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que não era usado para diplomação no ensino médio desde 2009, abre inscrições gratuitas em 7 de agosto.

Certificado de conclusão do Ensino Médio para quem tem mais de 18 anos será pelo Encceja

Certificado de conclusão do Ensino Médio para quem tem mais de 18 anos será pelo Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), prova que vai substituir o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como diploma dos ensinos fundamental e médio.

Veja abaixo as principais dúvidas sobre o exame:

Quando a prova do Encceja será realizada?

8 de outubro (manhã e tarde)

Qual o período das inscrições?

Entre 7 e 18 de agosto.

Quem pode fazer a prova?

A partir de 15 anos para tentar o diploma do ensino fundamental; e a partir de 18 anos para tentar o diploma do ensino médio.

Quais os documentos obrigatórios?

O interessado deverá informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número da sua Cédula de Identidade. No caso de pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa, o Responsável Pedagógico deve informar, no ato da inscrição, o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do interessado, documento obrigatório para a efetivação da inscrição.

Qual o site para fazer a inscrição?

O endereço do portal oficial para inscrições ainda não foi divulgado. Atualmente, o Inep mantém informações sobre o exame no endereço: http://portal.inep.gov.br/encceja

Qual conteúdo será cobrado? O que o aluno deve estudar?

Segundo o MEC, cada área do conhecimento tem uma Matriz de Referência composta por 30 habilidades. As áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).

Como localizar materiais para estudo?

O Inep mantém em seu site uma coletânea. Ela pode ser acessada em http://portal.inep.gov.br/web/guest/materiais-para-estudo. Apesar da disponibilidade, o material foi editado em 2002 e deve sofrer futuras atualizações.

Como a presidente do Inep afirmou que o Enem e o Encceja terão as mesmas referências, é possível consultar o material disponível no Hora do Enem (http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem) e ainda as videoaulas do App G1 Enem.

Como será a prova?

Cada prova é composta por uma redação e por 30 questões para cada nível de conhecimento, somando 120 questões. As questões serão do tipo múltipla escolha com quatro alternativas de resposta.

A prova do ensino fundamental terá, pela manhã, ciências naturais, história e geografia. À tarde, lingua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e matemática.

Já a prova do ensino médio terá, pela manhã, ciências da natureza e ciências humanas. Durante a tarde são aplicadas as provas de linguagens e códigos, redação e matemática.

Qual a pontuação mínima para ser aprovado?

Para obter a certificação, o participante deverá alcançar em cada uma das provas objetivas do Exame no mínimo o nível 100 (cem), em uma escala de proficiência que varia do nível 60 (sessenta) ao nível 180 (cento e oitenta).

É preciso fazer uma prova para cada etapa de ensino?

Não. Candidatos com mais de 18 anos que não têm o diploma do ensino fundamental podem prestar diretamente o Encceja para o diploma do ensino médio.

Quais cidades receberão a prova?

O MEC diz que a lista deve ser divulgada no edital. Entretanto, o ministério divulgou uma lista com o total de cidades por estados, chegando a 564 municípios.

Locais de aplicação do Encceja

UF TOTAL DE CIDADES
AC 4
AL 6
AM 6
AP 3
BA 30
CE 16
DF 1
ES 13
GO 27
MA 9
MG 74
MS 21
MT 14
PA 31
PB 5
PE 10
PI 4
PR 49
RJ 17
RN 6
RO 12
RR 1
RO 12
RR 1
RS 76
SC 24
SE 7
SP 86
TO 12

Quantas pessoas devem fazer a prova?

A estimativa é de 222.180 participantes no ensino fundamental e de 815.731 candidatos de nível médio. Serão 564 municípios participantes, em contraste com as 1,7 mil cidades onde o Enem aconteceu em 2016.

O diploma será concedido pelo governo federal?

Não. O Inep é responsável por elaborar e aplicar a prova. A confecção dos diplomas ficará a cargo das secretarias estaduais.

Quem mora no exterior pode fazer a prova?

Candidatos que moram no exterior também terão a oportunidade de fazer a prova, que será aplicada em 10 de setembro em 10 países diferentes. A aplicação será entre 11 e 22 de setembro na Guiana Francesa (Caiena) e no Japão (Tóquio).

Em 10 de setembro as provas serão aplicadas nos seguintes locais: Estados Unidos (Boston e New York), Bélgica (Bruxelas), Guiana Francesa (Caiena), Portugal (Lisboa), Suíça (Genebra), Espanha (Madri), Reino Unido (Londres), França (Paris), Japão (Nagóia, Hamamatsu e Ota), Holanda (Amsterdã).

Como vai funcionar o Encceja para pessoas privadas de liberdade?

Ele segue o mesmo padrão, mas tem cronograma distinto.

O edital sai em 7 de agosto, as unidades terão entre 14 e 25 de agosto para aderir. As inscrições serão de 21 de agosto a 1º de setembro, enquanto a aplicação será em 24 e 25 de outubro

 

http://g1.globo.com/educacao/noticia/encceja-tire-duvidas-sobre-datas-inscricao-e-o-que-estudar-para-tirar-o-diploma-do-ensino-medio-e-fundamental.ghtml 

 

 




ONLINE
33