Inscrições no Encceja

Inscrições no Encceja

Abertas Inscrições no Encceja 2017 Para Certificação do Ensino Médio

 Por Matheus Andrietta

Estão abertas as inscrições no Encceja 2017 Nacional – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – para estudantes residentes no Brasil que desejam retirar a certificação do Ensino Médio ou do Ensino Fundamental.

Edital disponível

Os interessados em participar desta edição devem atender a faixa etária mínima, que varia de acordo com a finalidade para a qual vão realizar a prova, conforme descrito a seguir:

  • Certificado do Ensino Médio – Ter pelo menos 18 anos completos até a data de realização da avaliação, que será em 22 de outubro (saiba mais);

  • Certificado do Ensino Fundamental – Idade mínima de 15 anos completos até o dia do exame.

Como Fazer a Inscrição no Encceja 2017?

O prazo de inscrições segue aberto até às 23h59min do próximo dia 18 de agosto, sendo que o processo é gratuito e deve ser feito pela internet, na página do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, pelo endereço eletrônico enccejanacional.inep.gov.br.

De forma semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), antes de iniciar o preenchimento do formulário de inscrição do Encceja o candidato deve realizar um cadastro com seu CPF e uma senha, além de e-mail e celular válidos.

Caso o participante precise de atendimento especializado e/ou específico deve fazer a solicitação e comprovar a necessidade durante o período de inscrição. Também será no cadastro que deverá escolher o município de realização das provas e o tipo de certificação (ensino médio ou Fundamental).

Tela inicial do sistema de inscrição do Enccej 2017. Reprorução: Inep.

Ainda na inscrição será preciso indicar se precisa obter a pontuação exigida em todas as áreas ou se apenas em uma ou mais específicas, no caso daqueles que já possuem proficiência – pontuação necessária – em alguma (as) área (as).

Por fim o inscrito ainda terá de informar qual a Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia que irá emitir seu certificado caso atenda as notas mínimas.

Modelo das Provas do Encceja

O exame será aplicado em data única (22 de outubro) e trará 120 questões objetivas com alternativas nas quais somente uma é correta, bem como uma redação. As questões dividem-se em quatro áreas para a prova de certificação do ensino médio (Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Linguagens e Códigos e Redação; Matemática.) e do fundamental (Ciências Naturais; História e Geografia; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; Matemática.)

A aplicação do exame ocorrerá em dois períodos: no turno matutino, entre 8h e 12h, e vespertino, entre 14h30 e 19h30, ambos respeitando o horário oficial de Brasília.

Regras Para Obter a Certificação e Declaração de Proficiência

Para obter a certificação, seja do Ensino Médio ou Fundamental, o candidato deve tirar a nota mínima de 100 pontos em cada uma das quatro áreas, incluindo na redação (se não obter a pontuação mínima na redação não será considerada a nota mínima da área, mesmo que o candidato obtenha 100 pontos nas outras disciplinas desta mesma área).

Quem não conquistar a nota mínima em todas as áreas não poderá retirar o diploma neste ano. No entanto, nas provas em que atingir 100 pontos ou mais poderá solicitar a declaração de proficiência, que elimina a necessidade de obter a pontuação na referida área numa edição futura do exame.

A partir desde ano o Encceja passou a substituir o Enem na certificação do ensino médio.

 

https://www.infoenem.com.br/abertas-inscricoes-no-encceja-2017-para-certificacao-do-ensino-medio/ 

Translate this Page

Rating: 1.9/5 (45 votos)




ONLINE
8