Na escola às 7h da manhã

Na escola às 7h da manhã

NEUROCIENTISTA DIZ QUE NINGUÉM DEVERIA ESTAR NA ESCOLA ÀS 7 HORAS DA MANHÃ

 

O neurocientista pós-graduado pela Harvard, Fernando Louzada, coordenador do Laboratório de Cronobiologia Humana da Universidade Federal do Paraná (Labcrono – UFPR), defende que estar na escola as sete horas da manhã é um meio de privação do sono, gerando alguns problemas para a saúde mental e física dos alunos. Confira mais!

NEUROCIENTISTA DEFENDE QUE NINGUÉM DEVERIA ESTAR NA ESCOLA ÀS SETE DA MANHÃ

Fernando Louzada diz que o sono é importante não só para a consolidação do aprendizado, mas para o surgimento de novas ideias. Juntamente com os sonhos, ele proporciona uma maior criatividade e capacidade de resolução de problemas. Trabalhos mostram que dormir ajuda a formar memórias declarativas, que é toda aquela que você consegue declarar como nome, datas, fatos, locais e também a memória procedural, ou seja, motora. Se você aprende a realizar uma tarefa motora de digitação, por exemplo, quando você dorme, o sono melhora o seu desempenho ou impede a piora.

Para descobrir isso, a equipe de pesquisa do neurocientista propuseram um desafio de videogame para voluntários e quando eles não conseguiam passar de certa fase, dormiam uma sesta. Comparado com outro grupo que não dormia, as pessoas que tiravam o cochilo dobravam a chance de sucesso em resolver a tarefa.

Além disso, segundo o neurocientista, os horários das instituições de ensino não estão condizentes com as necessidades de sono dos alunos:

" lógica que define os horários das instituições é uma lógica que desconsidera todo este conhecimento. É lógica de que é possível fazer o que quiser com o sono. Se eu quiser dormir mais cedo eu posso, se eu dormir menos também não tem problema. Por trás dessa lógica, tem a ideia de que dormir é uma perda de tempo e que acordar cedo tem mais valor na sociedade. As pessoas continuam criando concepções a partir da própria experiência. Então se você é uma pessoa que tem facilidade para acordar cedo e tem uma necessidade de sono que não é grande, você não entende o que é precisar de mais ou não conseguir acordar cedo. Mas a ciência já mostrou há algum tempo que existem diferenças individuais relacionadas à estrutura do sistema nervoso, à estrutura genética dos relógios biológicos". 

http://coruja-prof.blogspot.com.br/2017/06/neurocientista-diz-que-ninguem-deveria.html
Translate this Page




ONLINE
13