A importância de questionar

A importância de questionar

3 histórias sobre a importância de questionar

Contos sobre obediência, conflitos de interesses e o desenvolvimento de ideias propõem reflexões para as crianças

Por: Paula Calçade
Ilustração: Daniel Bueno

Os contos podem trazer ensinamentos na infância e ser levados para a rotina escolar, mas também acabam sendo aplicados na vida das crianças. Os limites da obediência presentes na história “Nem tudo o que se mestre mandar”, de Roseane Pamplona, revelam que o diálogo para um bom relacionamento é imprescindível. Assim, as crianças entendem que questionar saudavelmente o que é dito é tão importante quanto ouvir com atenção. Além disso, dosar o que nos interessa é o caminho para novas experiências tão boas quanto aquilo a que estamos acostumados, como mostra Patrícia Engel Secco em seu conto “Paradoxos”. Já Pedro Bandeira escreve para que as crianças saibam que têm total capacidade para resolver problemas, mesmo que pareçam muito grandes em “Um problema difícil”.

NOVA ESCOLA reúne aqui três histórias que trazem esse encorajamento para reflexões nos alunos – e que certamente vão levar muita conversa para dentro da sala de aula. Confira:

LEIA MAIS   3 contos indígenas para mostrar outra visão de mundo às crianças

LEIA MAIS   Educação infantil: 3 contos para valorizar a amizade

 

Ilustração: Cris Burger

Nem Tudo O Que Seu Mestre Mandar
Roseane Pamplona

"Xang era um sábio chinês. Seus alunos aceitavam seus ensinamentos sem pestanejar: 
- Sim, mestre! 
- Eu ouço e obedeço, mestre! 

Um dia, Xang resolveu fazer uma viagem com três dos seus fiéis alunos. Instalaram-se numa carroça puxada por dois burrinhos e lá se foram: nhec, nhec. Xang, já velhinho, logo sentiu sono. Tirou as sandálias e pediu aos jovens: 
- Por favor, me deixem dormir! Fiquem bem quietos!

Dali a pouco roncava. Na primeira curva do caminho, as sandálias dele rolaram pela estrada. Os discípulos nem se mexeram. Quando o mestre acordou, logo as procurou. 
- Rolaram pela estrada - disseram. 
- E vocês não pararam a carroça? Não fizeram nada?  
- Fizemos sim, senhor. Obedecemos: ficamos bem quietos."

 

Ilustração: Clouds


Paradoxos

Patrícia Engel Secco

"A vida parecia cada vez mais complicada para Alberto. Não ruim, pelo contrário, mas cada vez mais difícil.

Há alguns anos, ele não tinha com o que se preocupar... Bastava se entregar aos estudos e às descobertas. Ah! Como ele estava seguro em meio aos seres invertebrados, aos redemoinhos, às constelações, aos tubos de ensaio e aos elementos químicos...

A cada dia que passava, Alberto compreendia mais e mais as razões e o funcionamento de tudo no mundo. Tudo?"

 


Um problema difícil

Pedro Bandeira

"Era um problema dos grandes. A turminha reuniu-se para discuti-lo e Xexéu voltou para casa preocupado. Por mais que pensasse, não atinava com uma solução. Afinal, o que poderia ele fazer para resolver aquilo? Era apenas um menino!

Xexéu decidiu falar com o pai e explicar direitinho o que estava acontecendo. O pai ouviu calado, muito sério, compreendendo a gravidade da questão. Depois que o garoto saiu da sala, o pai pensou um longo tempo. Era mesmo preciso enfrentar o problema. Não estava em suas mãos, porém, resolver um caso tão difícil."

 

https://novaescola.org.br/conteudo/11830/3-historias-sobre-a-importancia-de-questionar 




ONLINE
11