Bolsa de estudo para deficientes

Bolsa de estudo para deficientes

Conheça como funciona a bolsa de estudo para deficientes

O benefício da Bolsa Deficiência pode ser concedido a alunos com deficiênciade ordem motora, sensorial ou múltipla, tendo como objetivo dar a esse estudante a possibilidade de ele arcar com as despesas de deslocamento, aquisição de instrumentos pessoais indispensáveis. Também visa incentivar os estudantes com deficiência a prestarem vestibular.

As bolsas de estudo são concedidas pelas universidades, possuindo regras próprias de concessão e valor das bolsas. O aluno interessado em conseguir uma dessas bolsas deve se informar se a universidade possui esse benefício.

Algumas universidades federais oferecem bolsas de estudo. São elas:

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Quem coordena e administra o Programa de Bolsa de Apoio aos Estudantes da UFF é o Departamento de Assuntos Comunitários (DAC) e assessoramento do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAIS). Essas vagas possuem duração máxima de dez meses para o ano letivo em curso e podem ser renovadas por até um ano. A concessão é realizada através de contracheque, após integração do termo de compromisso. No ano de 2009 o valor era de R$ 350.

Universidade Federal do Piauí (UFPI)
O programa da UFPI é diferenciado, a Bolsa Diferencial é dada a alunos que ajudam os colegas com deficiência, onde  a bolsa beneficia o aluno com deficiência que possui necessidade de auxílio. O setor responsável pelo programa é a Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM) que beneficia quem ajuda os estudantes com deficiência com R$ 200 por mês (valo de 2009) por um período de 70 horas cumpridas nessa atividade.

Regras
Na UFF é exigido que o aluno esteja inscrito  em no mínimo quatro matérias no semestre letivo decurso presencial, não exercer nenhuma outra atividade remunerada e nem receber outro tipo de auxílio da universidade. Na UFPI, para receber o benefício, o aluno deve estar matriculado em no mínimo três matérias com duração mínima de três horas diárias.

Seleção

Na UFF o estudante interessado em participar do programa deve enviar um e-mail, dentro do prazo de inscrições, com nome, matrícula, curso e cidade, endereço residencial completo e telefones. Feito isso, a universidade irá entrar em contato com o aluno para agendar uma entrevista e informar quais documentos devem ser levados no dia da entrevista.
Quem informa o resultado aos alunos é a DAC e, caso a bolsa seja concedida ela pode  ser renovada a partir da publicação de edital no início de cada ano letivo com os mesmos requisitos da seleção somados ao aproveitamento de 75% no curso.

Para mais informações ligue para o DAC (21) 2629-5312

Na UFPI o aluno deve ir diretamente ao CACOM para se candidatar a Bolsa Especial. Para poder participar, ele deve escolher um colega de classe com tempo disponível. Os coordenadores e chefes de departamentos também podem indicar um acompanhante para receber a bolsa.

Para mais informações ligue para a CACOM (86) 3215-5642

http://canaldoensino.com.br/blog/bolsa-deficiencia-voce-conhece




ONLINE
31