Censo Escolar

Censo Escolar

Censo Escolar: próximo passo é entender situação do aluno

Inep inicia coleta de dados de rendimento e movimento de estudantes

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou nesta quinta-feira (1°) a segunda etapa do Censo Escolar 2017. Batizada de “Situação do Aluno”, nessa fase será feita a coleta de informações sobre rendimento e movimento escolar. Para isso, as escolas vão fazer uso de seus registros administrativos e acadêmicos, como ficha de matrícula, diário de classe, histórico escolar.

LEIA MAIS  Evasão: Censo Escolar 2017 revela "fracasso da escola"
                        Como preencher o Censo Escolar

Todas as escolas públicas e privadas que informaram matrículas de escolarização e concluíram a declaração da primeira etapa do Censo Escolar 2017, o módulo “Matrícula Inicial”, devem declarar os dados da Situação do Aluno no Sistema Educacenso até 16 de março de 2018. Encerrado o prazo, o Ministério da Educação vai abrir um período de retificação, que vai de 2 a 16 de abril, para correção eventual de dados. As informações finais serão disponibilizados a partir de 14 de maio de 2018.

Clique para acessar o Sistema Educacenso. 

O módulo “Situação do Aluno” é fundamental para se fazer o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Ideb sintetiza dois conceitos importantes para a qualidade da educação: a média de desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, e o índice de aprovação. As médias de desempenho são obtidas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), enquanto os dados sobre aprovação são calculados a partir das informações de rendimento declaradas na “Situação do Aluno”.

https://novaescola.org.br/conteudo/9954/censo-escolar-proximo-passo-e-entender-situacao-do-aluno?utm_source=tag_novaescola&utm_medium=facebook&utm_campaign=Conte%C3%BAdo_Site&seguidores_ne&utm_content=censo 




ONLINE
10