Divisão do IPE

Divisão do IPE

Governo do Estado anuncia divisão do IPE em duas autarquias independentes

IPE Prev e o IPE Saúde serão criados para "modernizar o atendimento"

Governo defende que divisão tem objetivo de melhorar o atendimento | Foto: Guilherme Testa

Governo defende que divisão tem objetivo de melhorar o atendimento | Foto: Guilherme Testa

  • Correio do Povo

 

O governo do Estado anunciou na manhã desta terça-feira a proposta de dividir o IPE em duas autarquias independentes, com autonomia e gestões especializadas: o IPE Prev e o IPE Saúde. Conforme a gestão, a administração tem objetivo de “modernizar o atendimento”.

Com a aprovação do projeto, o atual órgão passa a ser IPE Prev, que fica como gestor único do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), com foco exclusivamente na previdência dos servidores estaduais. Para a área da saúde, será criada uma nova autarquia, chamada IPE Saúde, destinada à assistência à saúde dos servidores e beneficiários. A profissionalização na gestão possibilitará melhorias administrativas e maior agilidade nas tomadas de decisão, permitindo a inclusão de novos procedimentos e especialidades médicas.

O governador José Ivo Sartori disse que as mudanças propostas vão “qualificar os serviços oferecidos, ampliar o atendimento e promover uma gestão sustentável”, e que o modelo proposto hoje tem a participação de todos os governos anteriores que “tiveram papel importante no caminho até aqui”.

Sartori: déficit da previdência do RS está perto dos R$ 9 bilhões

Segundo o governador, o déficit previdenciário no Rio Grande do Sul se aproxima dos R$ 9 bilhões e é um dos maiores causadores do desequilíbrio financeiro enfrentado pelo Estado. “Embora qualquer ação voltada à política previdenciária não traga resultados imediatos, nós chegamos ao limite e precisamos agir. Sem a reestruturação do IPE, as finanças do Rio Grande do Sul se inviabilizam ainda mais”, alertou.

Sartori garantiu que o plano segue sendo gerido pelo Estado, sem qualquer alteração da contribuição dos servidores, assim como do valor descontado para a previdência. “O que muda é a qualidade. O projeto de especialização do IPE é um conjunto de mudanças absolutamente necessárias e urgentes neste momento de travessia. A constante melhoria na gestão dos recursos públicos garantirá a retomada dos investimentos naquilo que é essencial”, assegurou o governador.

 

http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/Geral/2017/08/625823/Governo-do-Estado-anuncia-divisao-do-IPE-em-duas-autarquias-independentes 




ONLINE
9