Como funciona o SiSU

Como funciona o SiSU

Coordenador acadêmico da UFFS explica como funciona o SiSU e a forma de ingresso na instituição

Coordenador acadêmico da UFFS explica como funciona o SiSU e a forma de ingresso na instituição Tire suas dúvidas em entrevista com Luiz Fernando Santos Corrêa da Silva

Os candidatos interessados em ocupar uma das 1920 vagas em cursos de graduação oferecidas em 2015 pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) devem ficar atentos ao período de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que vai de 19 a 22 de janeiro.

O coordenador acadêmico do Campus Erechim, Luiz Fernando Santos Corrêa da Silva, explica como funciona o sistema de ingresso na UFFS:

O que é o Sistema de Seleção Unificada (SiSU)?

O SiSU é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Neste ano, a UFFS está disponibilizando por meio do SiSU 1.920 vagas para seis campi da instituição, distribuídas em 39 cursos de graduação. Dessas vagas, 1.650 são para ingresso no primeiro semestre e 270, são para ingresso no segundo semestre, diferentemente do ano de 2014, quando foram ofertadas pelo SiSU apenas as vagas com entrada no início do ano.

Como funciona o SiSU?

Após realizar o Enem e de posse da nota, o candidato se inscreve para o SiSU no site do Ministério da Educação (http://sisu.mec.gov.br/). Ao final do prazo de inscrições, o sistema classifica os candidatos de acordo com sua nota no Enem, dentro das modalidades de reserva de vagas ou ampla concorrência, e indica os selecionados. É importante lembrar aos candidatos que leiam atentamente o Edital 812/UFFS/2014 (disponível em www.uffs.edu.br > Boletim Oficial > Editais) antes de se inscreverem no SiSU a fim de verificar se enquadram-se em alguma modalidade de reserva de vagas. Caso seja selecionado, o candidato deverá apresentar documentos específicos para comprovar as informações prestadas no ato da inscrição. Sem a devida comprovação, o candidato selecionado perderá o direito à vaga. Quem não se enquadra ou não deseja concorrer às vagas reservadas, pode escolher a modalidade de ampla concorrência.

Quantas vagas estão sendo ofertadas no Campus Erechim?

No Campus Erechim estão disponíveis, pelo SiSU, 400 vagas em oito cursos de graduação com 50 vagas cada. Os cursos de Bacharelado em Agronomia e em Arquitetura e Urbanismo, e os cursos de Licenciatura em Filosofia, Geografia, História, Pedagogia e Ciências Sociais têm ingresso no primeiro semestre enquanto o de Bacharelado em Engenharia Ambiental tem entrada no segundo semestre. Fica fora desse sistema de seleção o curso de graduação Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências da Natureza, que tem edital próprio para seu processo de seleção, e que está com inscrições abertas até o dia 29 de janeiro.

Quem pode concorrer às vagas?

Podem concorrer às vagas ofertadas pela UFFS aqueles que realizaram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) edição 2014 e que não obtiveram nota zero em nenhuma das quatro provas objetivas. Já na redação é preciso ter alcançado, ao menos, 300 pontos.

Como os interessados podem realizar a sua inscrição?

O período para inscrição no SiSU será de 19 a 22 de janeiro exclusivamente por meio do site do Sistema: http://www.sisu.mec.gov.br/. Os interessados podem se inscrever em até dois cursos, um como primeira opção e outro como segunda. Porém, essas informações podem ser alteradas até o fechamento das inscrições. O sistema vai considerar válida a última informação salva. Não há cobrança de taxa de inscrição.

De que forma os candidatos saberão se foram classificados para ingressar na UFFS?

O resultado da chamada do SiSU será publicado nos endereços http://sisu.mec.gov.br/ e www.uffs.edu.br/estudenauffs, no dia 26 de janeiro. Quem não for selecionado na chamada regular ainda pode optar por aderir à lista de espera da UFFS, através do próprio site do SiSU, durante o prazo especificado pelo MEC. Após o período de adesão, a UFFS receberá do MEC a lista de espera e poderá realizar novas chamadas, respeitando a mesma ordem de classificação, as modalidades de concorrência e os limites de vagas especificados no Edital e no Termo de Adesão ao SiSU.

Onde os interessados podem buscar mais informações?

Candidato que ainda tenham dúvidas sobre o Processo Seletivo 2015, poderão direcioná-las à UFFS pelo email ps.uffs@uffs.edu.br ou acessar http://www.uffs.edu.br/estudenauffs/.

 

http://www.jornalboavista.com.br/site/noticia/34962/coordenador-academico-da-uffs-explica-como-funciona-o-sisu-e-a-forma-de-ingresso-na-instituicao-




ONLINE
14