Inscrições no Prouni 2018

Inscrições no Prouni 2018

Abertas as Inscrições no Prouni 2018

– Saiba Tudo Sobre o Programa

 Por Matheus Andrietta

O Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições no Prouni 2018 – Programa Universidade Para Todos, para oferta de 242,9 mil bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior parceiras.

Neste artigo mostraremos quem pode participar, os tipos de bolsas disponíveis, como fazer sua inscrição e o calendário deste edição. Saiba tudo sobre o programa nos tópicos a seguir.

Exigências Para Disputar as Bolsas

Para participar do Prouni o candidato deve ter prestado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas (veja como calcular), bem como pontuação maior que zero na redação. Além disso, é necessário atender a outras duas exigências socioeconômicas:

  1. não possuir diploma de graduação;
  2. ser egresso do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsista integral da própria escola.

A exceção fica para pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica que fazem parte do quadro permanente de unidade educacional. Nesse último caso, inclusive, não é necessário comprovar renda conforme esclarecido no próximo tema.

Bolsas Parciais e Bolsas Integrais

Neste processo seletivo do Prouni 2018 são oferecidas 113.863 bolsas integrais (mensalidade sem custo) e mais 129.124 parciais (50% do valor mensal do curso). Para concorrer no primeiro caso o candidato deve fazer parte de família com renda máxima de 1,5 salário mínimo per capta. Já nas bolsas parciais o limite de renda familiar é de 3 salários por pessoa.

Como Fazer Minha Inscrição no Prouni 2018?

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online, no portal de seleção do Prouni (siteprouni.mec.gov.br). O primeiro passo é clicar em “Fazer inscrição” e depois efetuar o login no sistema com número do CPF, a senha cadastra no Enem 2017 (veja como recuperar neste tutorial) e selecionando a imagem solicitada pelo mecanismo anti-spam.

Depois o candidato deve realizar a pesquisa das bolsas disponíveis por município de oferta, instituição, curso, turno e modalidade de concorrência. Feito isso, basta escolher até duas opções de carreira/faculdade e realizar as inscrições por ordem de preferência.

Os candidatos têm até 23h59min da próxima sexta-feira, 9 de fevereiro, para realizarem a inscrição no Prouni. Durante este período será possível alterar as inscrições quantas vezes o concorrente julgar necessário, sendo considerado válido somente o último registro.

Atualização das Notas de Corte

A partir do segundo dia de inscrições, todas as noites o sistema do programa irá atualizar as notas de corte para cada opção de bolsa. Este dado é meramente informativo e deve ser usado para fins de monitoramento, segundo o próprio site do Prouni:

A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição. Ela não é garantia de pré-seleção para a bolsa ofertada. O sistema do Prouni não faz o cálculo em tempo real. A nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos.

Calendário do Prouni 2018

Depois do encerramento da fase de inscrições, haverão duas chamadas regulares, com resultado da primeira marcado para 14 de fevereiro e da segunda para 2 de março. Após o prazo para cadastro na lista de espera. Quem não for convocado em nenhuma das oportunidades poderá integrar a lista de espera no próprio sistema, entre 16 e 19 de março.

Cronograma Oficial do ProUni 2018 – Portal infoEnem
Evento Data / Prazo
Fase de Inscrições 06 a 09 de fevereiro
Resultado da Primeira Chamada 14 de fevereiro
Matrícula da Primeira Chamada 15 a 23 de fevereiro
Resultado da Segunda Chamada 02 de março
Matrícula da Segunda Chamada 02 a 09 de março
Cadastro na Lista de Espera 16 a 19 de março

 

https://www.infoenem.com.br/abertas-as-inscricoes-no-prouni-2018-saiba-tudo-sobre-o-programa/ 




ONLINE
9