IPERGS ajustando reivindicações

IPERGS ajustando reivindicações

IPERGS e Grupo Paritário reuniram-se para ajustar reivindicações

 

Na tarde de quarta-feira (10/09) na sede do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul aconteceu a reunião entre as entidades que representam os prestadores de  serviço de saúde do estado e o IPERGS, representado pelo presidente, Valter Morigi, e pelo diretor de saúde, Antônio de Pádua. Na ocasião, o IPERGS confirmou suas propostas às reivindicações dos prestadores, conforme descrição abaixo.

  • Reativação do Grupo Paritário - Embora viesse se reunindo individualmente com as entidades médicas e hospitalares do estado, o IPERGS garantiu a retomada das reuniões de forma sistemática.

  • SRN – Sistema de Solicitação Eletrônica de Recálculo de Notas - O IPERGS reabriu, no dia 1º de setembro, a primeira etapa do sistema de solicitação eletrônica de recálculo de notas. As instituições deverão cadastrar as notas referentes ao período de 2010 a 2014 até o dia 31 de outubro. O IPERGS ainda publicará uma nova Ordem de Serviço definindo prazos para as próximas fases.

  • Remuneração dos Medicamentos – A remuneração de medicamentos de uso restrito aos hospitais deve ser efetuada com base no preço de fábrica, acrescido de um percentual relativo à taxa de logística. A partir de 1º de novembro, será instituída uma taxa de 19,4%.Valores anteriormente pagos a título de taxa de logística deverão migrar para diárias e outras taxas hospitalares, sem prejuízo do valor total repassado aos hospitais. Também nesta data haverá o descongelamento do Brasíndice , a tabela de valores dos medicamentos, que vinha sendo praticada com preços de 2010.

  • Reajuste Tabela IPERGS – O IPERGS adotará, a partir de 2015, índices de reajuste automático de valores vinculados ao percentual de aumento orçamentário.

Participaram da reunião  SIMERS, CREMERS, AMRIGS, FEHOSUL e Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul - entidades que compõem o Grupo Paritário. A Federação das Santas Casas e hospitais filantrópicos, que também integra o grupo, não compareceu. A reunião foi acompanhada por representantes da delegação da Contadoria e Auditoria Geral do Estado (CAGE), pelo setorial da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do Conselho Deliberativo do IPERGS.

Os termos do acordo produzido na reunião serão redigidos pelo IPERGS e enviados a todos os integrantes do Grupo Paritário.

Jaqueline Rieck Assessoria de Comunicação IPERGS

http://www.ipe.rs.gov.br/?model=conteudo&menu=81&id=929

 

Sistema do IPE Saúde viabiliza pagamento de notas sem GA

A partir de hoje, 1º de setembro, até o dia 31 de outubro deste ano, o sistema do IPE-Saúde aceitará notas de cobranças de atendimentos realizados, sem autorização prévia, no período de 1º jan/2010 a 31 ago/2014. Serão aceitas as guias de atendimento (GA) autorizadas pelo IPE em até 72 horas após o atendimento, internação hospitalar e ambulatorial, e prorrogação de internação.

As notas deverão ser encaminhadas por transmissão eletrônica e serão submetidas a todas as regras de auditoria eletrônica e técnica do Instituto e nenhum débito será reconhecido pelo IPE, se o atendimento foi realizado fora das regras assistenciais de cobertura do sistema IPE-Saúde.

Vale lembrar que os valores cobrados devem corresponder aos valores das tabelas de remuneração do IPERGS, vigentes nos períodos de competência dos atendimentos. Valores glosados em período anterior, de 2005 a 2009, já estão sendo pagos por esta gestão e devem totalizar R$ 12 milhões. Em 2015, o pagamento deverá ser automático.

Clique aqui e confira a Ordem de Serviço que dispõe sobre a apresentação de notas de cobranças sem guia de atendimento correspondente (GA).

* No dia 9 de setembro, a Diretoria de Saúde do IPERGS emitiu a Ordem de Serviço nº 10/2014, antecipando o prazo para recebimento das notas de 30 de novembro para 31 de outubro de 2014. Confira aqui.

http://www.ipe.rs.gov.br/?model=conteudo&menu=81&id=919




ONLINE
9