Rejeitar a Reforma do EM

Rejeitar a Reforma do EM

 

Reforma do Ensino Médio deve ser rejeitada

Em entrevista ao Programa Sala de Professores, o sociólogo Cesar Callegari, conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e presidente da Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular do CNE acusou a reforma do ensino médio (Lei 13.415) de ser "um atentado contra a integridade da educação brasileira". Ele foi categórico: " Essa lei precisa ser revogada."

A entrevista com Cesar Callegari foi ao ar dia 29/04 /2018 e também contou com a participação do professor Tadeu de Almeida.


É Conselheiro do CNE, presidiu a sessão em dezembro que aprovou o Parecer CNE/CP 15/2017 da Base da Ed. Infantil e Ensino Fundamental.

Comentou sobre as audiências como forma de fazer os professores e estudantes façam valer a sua voz para evitar a “tratorada” 6’20”” convida a todos para fazer uma análise profunda do texto para impedir que seja aprovado em “afogadilho” e inclusive um movimento pela revogação da lei

" É um verdadeiro atentado contra a integridade da educação brasileira em relação ao futuro da juventude brasileira."

Um dos grandes problemas e que está na raiz da base do EM são os diretos e objetivos de aprendizagem

A base sempre que foi pensada foi como possibilidade de equidade de maneira que todos jovens tenham as mesmas oportunidades, esta proposta vem para apequenar os direitos quando limitam a 1800 horas – 60% e nestes estão a Matemática e o Português obrigatórios

Outro aspecto é que não fala nada sobre os 5 itinerários formativos que a propaganda tanto anunciam que até para os itinerários tem que ter um base

Fora Português e Matemática tudo é diluído nada é garantido

A lei do Ensino  Médio traz vária armadilhas entre elas transformar o EM em educação a distância que o CNE regulamente que 40% possa ser a distância.

O ’Sala de Professores’ é um programa semanal produzido pela TV Fepesp e apresentado pelo professor Celso Napolitano. Pode ser visto no YouTube (TV Fepesp) ou no Canal Universitário, sempre às 19h30min.

http://www.sinprosp.org.br/noticias.asp?id_noticia=3113 

 

Base Nacional Comum Curricular - Sala de Professores

acesse aqui  a página - http://cnebncc.mec.gov.br/ 

Parecer CNE/CP nº 15/2017, aprovado em 15 de dezembro de 2017 - Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

PNE, Lei nº 13.005/2014 

 




ONLINE
9