Rendimentos maiores

Rendimentos maiores

 

Gregório Grisa

Os servidores públicos tem rendimentos melhores, em média, do que os trabalhadores da iniciativa privada. Isso ocorre por inúmeras razões, desde o grau de seletividade via concurso público, até a relevância, responsabilidade e complexidade das funções exercidas.

Essa constatação tem dado subsídio a um discurso que defende a estagnação e até a diminuição dos salários dos funcionários públicos.

Há algum tempo, questionei porque não se cogita a possibilidade do gradual aumento dos salários na iniciativa privada e a consequente diminuição das margens de lucro dos empregadores, ao invés da redução salarial dos funcionários públicos que tem retido na fonte o mais alto imposto sobre a renda e outras contribuições?

Minha pergunta se pauta no dado que a tabela traz. Notem a diferença de rendimentos dos empregados, dos funcionários públicos, dos trabalhadores por conta própria quando comparados com o rendimento médio do empregador (última coluna).

É claro que há carreiras no funcionalismo público que gozam de privilégios imorais, auxílio moradia do judiciário e do legislativo, por exemplo, são aviltantes. Óbvio que há castas no serviço público, mas esses servidores estão longe de representar a maioria.

Inclusive, sou favorável a uma maior alíquota de imposto de renda e maior contribuição previdenciária para salários altos (acima de R$ 15 mil, por exemplo) no funcionalismo. Um escalonamento razoável também é aceitável.

Porém, apresentar todos funcionários públicos como os mais privilegiados da sociedade é falacioso. Atribuir a crise a folha de pagamento de pessoal é desconsiderar outras variáveis muito mais determinantes.

Os grandes empregadores puxam essa média do e"empregador" para cima. Eles tem rendimentos isentos numa escala muito maior que o funcionário público. Eles pagam muito menos sobre a renda, a propriedade e usufruem da isenção dos lucros e dividendos na pessoa física. Os primeiros a serem chamados para um "esforço nacional" devem ser esses. Do contrário, está de colocando um grande bode na sala.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
do facebook




ONLINE
14