TUIUTI tem coragem

TUIUTI tem coragem

MAGALHÃES: TUIUTI TEM MAIS CORAGEM DO QUE QUEM CALA SOBRE SEU ENREDO

Fernando Grilli / Riotur | ABR

Jornalista e escritor Mário Magalhães exalta o desfile histórico da Paraíso do Tuiuti, no Rio, que criticou Temer, o golpe, a perda de direitos e questiona o fim da escravidão, e numa alfinetada à Globo, diz que a escola "tem mais coragem do que quem cala sobre o conteúdo real do seu enredo!"; "Discordar, criticar é do jogo. Mas omitir é um despropósito", afirma

247 - Em comentário no Twitter, o jornalista e escritor Mário Magalhães exaltou o desfile histórico da Paraíso do Tuiuti, no Rio de Janeiro, que na madrugada desta segunda-feira 12 criticou Temer, o golpe, a perda de direitos e questionou o fim da escravidão.

O jornalista deu uma alfinetada na Globo, que teve que exibir o desfile ao vivo, mas na narração de Fátima Bernardes, Alex Escobar e Milton Cunha, não falou sobre o verdadeiro conteúdo do enredo do carnavalesco Jack Vasconcelos (leia mais).

"O vampiro no carro alegórico carrega a faixa presidencial. Dá-lhe, Temer! Batedores de panelas aparecem manipulados, como fantoches. Idem os patos _da Fiesp, é claro. A #Tuiuti tem mais coragem do que quem cala sobre o conteúdo real do seu enredo!", postou Magalhães.

"No aquário da TV Globo, depois do desfile da #Tuiuti, nenhuma palavra sobre o vampiro Temer, os patos da FIESP, os batedores de panelas e os retrocessos na CLT - tudo isso presente no enredo. Discordar, criticar é do jogo. Mas omitir é um despropósito", postou ainda.

https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/341744/Magalh%C3%A3es-Tuiuti-tem-mais-coragem-do-que-quem-cala-sobre-seu-enredo.htm

MÍDIA NINJA: TUIUTI LAVOU A ALMA DOS BRASILEIROS

"Choramos todos nós que tivemos um ancestral viajando naqueles navios malditos. Choraram, na consciência, os outros brasileiros também", diz texto da Mídia Ninja no Facebook sobre o desfile da escola que questionou o fim da escravidão e fez crítica ao golpe, tudo televisionado pela Globo

12 DE FEVEREIRO DE 2018

Tiago Botelho

Choramos todos nós que tivemos um ancestral viajando naqueles navios malditos. Choraram, na consciência, os outros brasileiros também.

A Rede Globo teve de mostrar, envergonhada, os amarelinhos manipulados sobre os patos da Fiesp, controlados pelos cordões alienantes da mídia.

Panelas hoje surdas dos hipócritas. E teve de mostrar o bandido vampiro que tomou o poder em Brasília.

 

TUIUTI SOLTOU GRITO PRESO NA GARGANTA DO PAÍS EM PLENA GLOBO: FORA TEMER

Thiago Botelho | Riotur

Enredo do carnavalesco Jack Vasconcelos, que questionou o fim da escravidão, criticou o golpe, a perda de direitos, tirou sarro dos manifantoches que pediram o impeachment e mostrou um Michel Temer de vampiro no desfile da escola Paraíso do Tuiuti nesta madrugada no Rio de Janeiro, representou milhares de brasileiros, e ainda com um gostinho a mais: tudo televisionado ao vivo pela Globo, coautora do golpe; o protesto chegou a constranger os narradores, que acabaram ocultando o real conteúdo do samba; políticos de oposição a Temer, como Gleisi Hoffmann, presidente do PT, e os deputados do Rio Jandira Feghali (PCdoB) e Marcelo Freixo (PSOL), exaltaram o desfile; assista

- O enredo do carnavalesco Jack Vasconcelos soltou o grito que estava preso na garganta de milhares de brasileiros na madrugada desta segunda-feira 12 durante desfile da escola Paraíso do Tuiuti, na primeira noite deste Carnaval na Sapucaí.

"Fora, Temer", gritou um dos componentes pouco antes de a escola deixar a avenida, representando os críticos do golpe, do governo Temer e das reformas que retiram direitos trabalhistas dos brasileiros, tudo mostrado no desfile.

A transmissão obrigatória do protesto pela TV Globo, que participou do golpe e pode ser considerada as grandes mãos que controlaram manifantoches que desfilaram fantasiados de camisas verde e amarela, deu um gostinho a mais.

Os narradores ficaram sem saber o que dizer, e acabaram ocultando o real conteúdo do enredo, como alfinetou o jornalista e escritor Mario Magalhães. "Fizemos uma coisa que todo mundo quer", disse o professor de história Léo Morais, que se vestiu de Temer vampiro no desfile.

Na internet, os políticos que fazem oposição a Temer exaltam a coragem da escola, que já saiu campeã, mesmo que não oficialmente, mas "do povo", como comentou um dos internautas nas redes sociais, em uma das centenas de postagens sobre o desfile nesta segunda. Mensagens bem humoradas indicam esperar um novo projeto do MBL: o Carnaval Sem Partido.

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), disse que o desfile foi histórico: "Fantasias ironizando os desmontes causados pelo atual governo, - como a Reforma Trabalhista, já tão devastadora no dia a dia do povo após sua aprovação - e outros figurinos como fantoches pelo golpe, foram um dos assuntos mais comentados nas redes nesta madrugada. Nota 10 para a escola!!!".

A deputada Jandira Feghali, do PCdoB do Rio, criticou a reação da Globo: "E teve climão na Globo pra comentar o desfile com críticas ao golpe que a própria Globo apoiou". Em outro post, ela havia registrado: "MOMENTO INCRÍVEL NO CARNAVAL DE DOMINGO: A Paraíso do Tuiuti registrou no Sambódromo o golpe no país, a manipulação de parte da sociedade e os efeitos terríveis de um governo ilegítimo alçado ao poder dentro da ruptura democrática!!! QUE DESFILE!!!"

O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), também do Rio de Janeiro, rasgou elogios à escola: "QUE DESFILE! A Paraíso do Tuiutí levou o #ForaTemer à avenida, criticou a Reforma Trabalhista do presidente vampirão - também presente na Sapucaí - e falou sobre escravidão. Arrasaram!"

Confira o vídeo da íntegra do desfile, divulgado pelo canal Enredo e Samba, no Youtube:

 

https://www.brasil247.com/pt/247/rio247/341751/Tuiuti-soltou-grito-preso-na-garganta-dos-brasileiros-em-plena-Globo-Fora-Temer.htm?utm_source=social_monitor&utm_medium=widget_vertical

Samba-enredo do Paraíso do Tuiuti para o Carnaval 2018

Compositores: Claudio Russo, Moacyr Luz, Dona Zezé, Jurandir e Aníbal

Intérpretes: Nino do Milênio, Celsinho Mody e Grazzi Brasil

IRMÃO DE OLHO CLARO OU DA GUINÉ
QUAL SERÁ O VALOR? POBRE ARTIGO DE MERCADO
SENHOR EU NÃO TENHO A SUA FÉ, E NEM TENHO A SUA COR
TENHO SANGUE AVERMELHADO
O MESMO QUE ESCORRE DA FERIDA
MOSTRA QUE A VIDA SE LAMENTA POR NÓS DOIS
MAS FALTA EM SEU PEITO UM CORAÇÃO
AO ME DAR ESCRAVIDÃO E UM PRATO DE FEIJÃO COM ARROZ

EU FUI MANDINGA, CAMBINDA, HAUSSÁ
FUI UM REI EGBÁ PRESO NA CORRENTE
SOFRI NOS BRAÇOS DE UM CAPATAZ
MORRI NOS CANAVIAIS ONDE SE PLANTA GENTE

Ê CALUNGA! Ê Ê CALUNGA!
PRETO VELHO ME CONTOU, PRETO VELHO ME CONTOU
ONDE MORA A SENHORA LIBERDADE
NÃO TEM FERRO, NEM FEITOR

AMPARO DO ROSÁRIO AO NEGRO BENEDITO
UM GRITO FEITO PELE DO TAMBOR
DEU NO NOTICIÁRIO, COM LÁGRIMAS ESCRITO
UM RITO, UMA LUTA, UM HOMEM DE COR

E ASSIM, QUANDO A LEI FOI ASSINADA
UMA LUA ATORDOADA ASSISTIU FOGOS NO CÉU
ÁUREA FEITO O OURO DA BANDEIRA
FUI REZAR NA CACHOEIRA CONTRA BONDADE CRUEL

MEU DEUS! MEU DEUS!
SE EU CHORAR NÃO LEVE A MAL
PELA LUZ DO CANDEEIRO
LIBERTE O CATIVEIRO SOCIAL

NÃO SOU ESCRAVO DE NENHUM SENHOR
MEU PARAÍSO É MEU BASTIÃO
MEU TUIUTI O QUILOMBO DA FAVELA
É SENTINELA DA LIBERTAÇÃO

 


 




ONLINE
10