A copa e os simbolos

A copa e os simbolos

A COPA DO MUNDO E OS SÍMBOLOS DO BRASIL

Os Símbolos Nacionais representam a Nação Brasileira. Atualmente, o Brasil possui quatro símbolos oficiais. São eles: a Bandeira, o Brasão de Armas, o Hino e o Selo. Além disso, pela lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, são consideradas cores nacionais o verde e o amarelo.

Determinados pela Lei 5.700, os Símbolos Nacionais são de extrema importância para a nação, pois a representam tanto dentro como fora do território nacional. Eles são usados em cerimônias, documentos oficiais, eventos e localidades oficiais.

Constituem-se em manifestações gráficas e musicais, de importante valor histórico, criados para transmitir o sentimento de união nacional e mostrar a soberania do país. Sendo assim, devem ser respeitados por todos os cidadãos brasileiros.

Há poucos dias da Copa do Mundo no Catar, brasileiros, que amam sua Pátria e seus símbolos, sentem-se constrangidos de usar a camiseta da Seleção, que sempre usaram durante a realização do Evento, pela banalização das cores verde e amarelo, que tem sido usadas em manifestações antidemocráticas, como os recentes atos reivindicando o fechamento do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e a volta do AI-5, alguns contando inclusive, com a presença do atual Presidente da República.

As cores nacionais hoje estão sendo usadas nas manifestações daqueles que não aceitam o resultado das eleições democráticas. Desconhecem, que numa democracia, se pode ganhar ou perder.

As cores do Brasil, não podem ser apropriadas por um determinado agrupamento político, sob pena de, com o clima de ódio e intolerância que foi criado em nosso país, os símbolos pátrios passem a representar este grupo, excluindo os brasileiros que tem posicionamento distinto. Eles pertencem a todos os brasileiros, independente da ideologia política ou opção partidária.

O dia da Bandeira nos leva a refletir sobre este fato e o uso do lema: “Pátria Amada” que faz parte de nosso hino, como objeto de propaganda de governo.

Profa. Marina Lima Leal,

19 de novembro de 2022

https://www.facebook.com/groups/188429524507057/user/100000893109296/ 




ONLINE
35