Adesão Plataforma de Monitoramento do BNCC

Adesão Plataforma de Monitoramento do BNCC

Mais de 5 mil municípios aderem à Plataforma de Monitoramento do BNCC

A Plataforma realiza pesquisas que avaliam a implementação da Base Nacional Comum Curricular na educação básica do país

Publicado em 26/09/2022 


A Plataforma de Monitoramento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) alcançou a marca de 5 mil municípios cadastrados e recebeu mais de 4.500 currículos também cadastrados e alinhados à BNCC.

 Implantada no ano passado pela Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), a plataforma é aberta a todas as redes de ensino do Brasil e tem o objetivo de otimizar a troca de experiências, os exemplos de boas práticas, a discussão sobre os processos de implementação da BNCC e o acesso aos referenciais curriculares estaduais e municipais elaborados pelas redes de educação. A iniciativa é uma importante ferramenta de transparência para a sociedade.

 O MEC, em parceria com a Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), realizou pesquisas de avaliação e monitoramento para implementação da BNCC. O diagnóstico apresentado abrangeu 2 mil escolas, em 250 cidades das 5 regiões do país.

 A segunda etapa da pesquisa contou com a participação de 23.528 profissionais de educação entrevistados. Na primeira fase, foram entrevistados 24.262 profissionais. Os relatórios com resultados da 1ª e 2ª etapas, nas redes públicas de ensino e suas boas práticas, estão disponíveis na página da plataforma.

 A pesquisa tem o intuito de otimizar o compartilhamento das experiências e das boas práticas executadas no processo de implementação da BNCC em todo o país, assim como o acesso aos referenciais curriculares estaduais e municipais elaborados pelas redes de educação, entre outras funcionalidades.

 As informações levantadas a partir de entrevistas com dirigentes estaduais e municipais de educação, e as medidas produzidas a partir de questionários aplicados junto aos profissionais das redes e das escolas estaduais e municipais, convergem no sentido de indicar que a BNCC foi adotada em todo o país. Além disso, incide diretamente na forma que os profissionais das redes públicas de educação básica organizam e executam sua atividade. A presença da BNCC no planejamento dos profissionais da educação foi essencial no enfrentamento dos desafios impostos à educação pela pandemia de Covid-19.

  

Assessoria de Comunicação do MEC com informações da SEB

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mais-de-5-mil-municipios-aderem-a-plataforma-de-monitoramento-do-bncc 




ONLINE
151