AL homenageia 80 anos do Cpers
Assembleia Legislativa do RS homenageia 80 anos do Cpers
Homenagem proposta pela deputada Stela Farias lembrou a luta da entidade em defesa da educação pública
Sul 21 sul21@sul21.com.br
A Assembleia Legislativa concedeu nesta terça-feira (25) a Medalha do Mérito Farroupilha ao Cpers Sindicato, que completa 80 anos de atividade em 2025. A homenagem foi proposta pela Stela Farias (PT) e entregue à presidente do sindicato, Rosane Zan.
Stela justificou a homenagem diante de história de luta, de relevância social e de contribuição inestimável do Cpers à educação e à democracia. A deputada, que é professora concursada da rede estadual, também analisou os avanços e os retrocessos que o sindicato enfrenta nos últimos anos. “Acabar com a educação pública, acabar com os sindicatos é um projeto político”, avaliou. Ela ainda falou sobre os 80 anos de história do Cpers, citando ex-dirigentes e greves históricas da categoria. “A história do Cpers é uma história de união, de persistência, de mobilização, construída com suor, com voz e com muita solidariedade interna”, celebrou.
O deputado Zé Nunes (PT) saudou a oportunidade do parlamento do Rio Grande do Sul reconhecer a história do Cpers Sindicato. “80 anos, é muita luta, é muita construção”, disse. O parlamentar avaliou que a última década foi das mais massacrantes para a educação pública do RS, citando as votações de projetos que ocorreram na ALRS e que representam retrocessos para a categoria.
A presidente do Cpers agradeceu a homenagem e destacou que o último período é um dos piores momentos que a entidade vive em termos de ataques aos direitos da categoria, especialmente os aposentados. “Não houve governo que nós não estivemos balançando as nossas sinetas, as nossas bandeiras amarelas. Aqui no Parlamento, não houve nenhuma base aliada que nós contrapuséssemos quando foi na retirada de direitos”, recordou. Rosane ainda citou a luta contra o processo de municipalização das escolas e garantiu que o Cpers seguirá na luta pela educação pública, laica, gratuita e de referencial social.
Fundado em 21 de abril de 1945, o Cpers Sindicato é uma das mais importantes entidades de representação da educação pública do Rio Grande do Sul e do Brasil. A entidade representa mais de 80 mil professores, funcionários de escola e especialistas da rede estadual.
Além de educadores, alunos, funcionários de escolas e integrantes do sindicato, estiveram presentes os ex-presidentes do Cpers Helenir Aguiar Schürer, Lucia Camini, Juçara Dutra e Paulo Egon Wiederkehr; vereadoras de Barra do Ribeiro e Rio Grande, representantes do Sindicato dos Servidores da Procuradoria-Geral do Estado do RS e da CUT/RS, entre outros.
FONTE:







