Álbum de figurinhas Maria Penha
Álbum de figurinhas criado por escola estadual é destaque na 5ª Semana Maria da Penha nas Escolas
Evento é uma iniciativa do Comitê EmFrente, Mulher, da Seduc RS e do Ministério Público do RS
Por Flavia Azolin | Comunicação Seduc RS
Publicação:

Valorizando a educação como uma potência transformadora, o governo do Estado promove a 5ª edição do evento “Semana Maria da Penha nas Escolas”, organizado pelo Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (EmFrente, Mulher) e pela Secretaria da Educação (Seduc RS), com apoio do Ministério Público do RS. A programação, que acontece nos dias 25 e 26 de novembro, conta com um concurso de projetos de estudantes de diferentes escolas, bem como apresentações culturais e exposições. O destaque do evento é o lançamento do álbum de figurinhas da Lei Maria da Penha para escolas estaduais, projeto vencedor da edição anterior do evento.
Público do RS - Foto: Cainan Silva | Comunicação SEDUC-RS
O álbum “Maria da Penha em Figurinhas” foi desenvolvido por estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Caruso, de Erechim. A iniciativa foi organizada pela professora Roberta Teresa Manica. O projeto consiste em 75 figurinhas que apresentam, de forma lúdica, os principais conceitos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).
O objetivo do projeto é tornar o conteúdo da lei acessível para crianças, facilitando a compreensão e valorizando a importância do combate à violência contra a mulher em suas diferentes formas previstas em lei. O álbum ainda conta com canais de denúncia, orientações sobre direitos e conteúdos que estimulam a reflexão. O design final do álbum foi inspirado na versão original do projeto e realizado com apoio da equipe de Comunicação do Ministério Público do RS.
A primeira tiragem do álbum será de 135 exemplares, financiada pela Seduc e distribuída aos professores que participam da 5ª Semana Maria da Penha nas Escolas. Em 2026, 14 mil unidades serão impressas e distribuídas a estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental das 73 escolas estaduais contempladas no programa RS Seguro.
Público do RS - Foto: Cainan Silva | Comunicação SEDUC-RS
A diretora do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Educação Básica, Sherol dos Santos, representou a Seduc na mesa de abertura do evento. "Essa é a 5ª edição de um projeto muito sonhado por todas as educadoras que lutam por um mundo melhor para todos. O enfrentamento da violência e da repressão através da segurança pública é essencial. Nós aqui, professoras e professores, estamos trabalhando em outra frente, mudando a mentalidade sobre as questões de gênero na sociedade", destacou Sherol.
Também fizeram parte da mesa de abertura da 5ª Semana Maria da Penha nas Escolas a secretária adjunta da Secretaria da Mulher do RS, Viviane Nery Viegas; a secretária-adjunta da Segurança Pública, Adriana Regina da Costa; a promotora de Justiça, Ivana Battaglin, representando o Ministério Público; a conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE) – que sedia o evento –, Daniela Zago; e o secretário executivo do programa RS Seguro, Antônio Padilha. A promotora de Justiça Daniela Raiser também fez uso da palavra durante o lançamento do álbum de figurinhas.
FONTE:







