Análise das lives do Golpe
UMA ANÁLISE VISUAL DAS LIVES DO GOLPE
A piauí examinou 181 lives de Bolsonaro. É uma aula de como seus apoiadores vêm sendo preparados, desde o ano passado, para desacreditar a eleição
Uma página interativa criada pela piauí traz uma análise das 181 lives que o presidente Jair Bolsonaro fez nas redes sociais no período que vai de 7 de março de 2019 até 8 de setembro de 2022. O exame das mais de 130 horas de vídeos mostra como Bolsonaro começou a preparar seus eleitores para desacreditar a eleição presidencial, os truques retóricos que usa e a imagem de um presidente “antissistema” que procura vender.
No início, poucas lives se dedicavam a criticar as urnas eletrônicas, o Supremo Tribunal Federal e as pesquisas eleitorais. Depois, sobretudo da metade do seu governo em diante, a frequência começou a aumentar. Mais tarde, além de mais frequentes, as lives passaram a difundir um discurso cada vez mais radicalizado.
A página interativa, coordenada pelo repórter Luigi Mazza, pode ser acessada aqui. É exclusiva para os assinantes da piauí.