Divulgação do gabarito oficial do Enem 2024 deverá ser antecipada para esta semana
Edição deste ano teve uma taxa de abstenção menor do que no ano passado. Informações foram anunciadas em coletiva de imprensa do MEC e Inep na noite deste domingo (10)
Yasmim Girardi
O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será disponibilizado nos próximos dias. A decisão de antecipar a divulgação, que seria no dia 20 de novembro, foi anunciada em coletiva de imprensa realizada na noite deste domingo (10), com o responsável pelo Ministério da Educação (MEC), Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios.
Os órgãos fizeram um balanço do segundo e último dia de provas do Enem 2024. Neste domingo, a taxa de abstenção em todo país foi de 30,6%. O percentual diminuiu em relação ao segundo dia de aplicação do ano passado, quando a abstenção foi de 32%. No primeiro domingo de provas deste ano, a taxa foi ainda menor: 26,6%. Na primeira etapa de aplicação do Enem 2023, a abstenção foi de 28,1%.
O ministro e o presidente do Inep destacaram o aumento na taxa de participação e no número de inscrições. Para Camilo Santana, a criação do Pé-de-Meia está ligada à retomada de crescimento do Enem. Os beneficiários que concluem o Ensino Médio e participam dos dois dias de prova recebem parcela extra de R$ 200.
Na coletiva, Santana e Palácios falaram, ainda, sobre a possibilidade de realizar estudos para avaliar a volta da certificação da conclusão do Ensino Médio para estudantes maiores de 18 anos, por meio do Enem, já em 2025. O ministro da Educação explicou que a ideia é manter o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), mas oferecer outra alternativa aos estudantes.