As 19 fake news ditas no JN
As 19 fake news ditas por Bolsonaro no JN, desmentidas uma a uma:*
1 - Bolsonaro diz que não xingou ministro.
*MENTIRA*. Ele chamou o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, de canalha.
2 - Bolsonaro diz que inquérito da PF de 2018 aponta vulnerabilidade nas urnas eletrônicas.
*MENTIRA*. Apuração da Polícia Federal e do Tribunal Superior Eleitoral afastou qualquer possibilidade de violação das urnas eletrônicas.
3 - Bolsonaro diz que é perseguido por ministro do STF e que inquéritos que o investigam são ilegais.
*MENTIRA*. O STF tem sido acionado sempre que o presidente comete alguma ilegalidade, conforme previsão constitucional, encaminhando o fato para a Procuradoria-geral da República (PGR), como manda a lei.
4 - Bolsonaro diz que quem decidirá se há transparência ou não no processo eleitoral são as Forças Armadas.
*MENTIRA*. As Forças Armadas não têm qualquer atribuição constitucional para realizar essa tarefa.
5 - Bolsonaro diz que pedir golpe de Estado e fechamento do Congresso é “liberdade de expressão”.
*MENTIRA*. A Lei 1.802, de 1953, define os crimes contra o Estado e a Ordem Política e Social, e dá outras providências. O artigo 5º dessa lei diz que “Tentar, diretamente e por fato, mudar, por meios violentos, a Constituição, no todo ou em parte, ou a forma de governo por ela estabelecida” é crime passível de pena de três a dez anos de cadeia.
6 - Bolsonaro diz que comprou vacina rapidamente e muito antes de vários países.
*MENTIRA*. A Pfizer aguardou por 93 dias a resposta para 101 e-mails oferecendo seu imunizante. O presidente proibiu também o uso da Coronavac, desenvolvida na China com uma parceria com o governo de São Paulo.
7 - Bolsonaro diz que “muitos países já dizem que lockdown foi um erro”.
*MENTIRA*. Não há qualquer governo relevante no planeta que tenha feito tal afirmação. O fechamento evitou ainda mais mortes e nos países em que foi aplicado controlou a curva explosiva de contaminações.
8 - Bolsonaro diz que “lockdown durou mais de um ano” no Brasil.
*MENTIRA*. Sequer houve, tecnicamente, lockdown no país. Nos momentos de maior explosão casos ocorreram fechamentos mais rígidos, mas que duravam poucos dias.
9 - Bolsonaro diz que “lockdown serviu para contaminar mais pessoas em casa”.
*MENTIRA*. Não há qualquer estudo no mundo que tenha revelado tal resultado.
10 - Bolsonaro diz que “em menos de 48h chegaram os cilindros de oxigênio na crise de Manaus”.
*MENTIRA*. A CPI da Covid provou que o governo Bolsonaro soube da falta de oxigênio na capital do Amazonas oito dias antes da crise explodir e não fez absolutamente nada, deixando os cidadãos morrerem sufocados nos hospitais.
11 - Bolsonaro diz que não imitou pacientes de Covid morrendo com falta de ar.
*MENTIRA*Há dois vídeos, um no cercadinho do Palácio Alvorada e outro numa de suas lives pela internet, que mostram o presidente debochando e imitando pessoas com falta de ar por conta da doença provocada pelo Sars-Cov-2, e ele diz isso antes de cometer tais atos.
12 - Bolsonaro diz que “seu Auxílio Emergencial” impediu a morte de milhões de pessoas por fome.
*MENTIRA* Seu governo e parte de sua bancada no Congresso tentaram impedir a iniciativa. Ao notar que não seria possível, pois o parlamento o aprovaria de qualquer maneira, resolveu tomar para si a medida. Seu governo, depois de muita insistência, aceitou dar R$ 200 para os beneficiários. Quem exigiu o valor de R$ 600 foi o deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB-MG), por meio de um Projeto de Lei.
13 - Bolsonaro diz que Nova York provou que ficar dentro de casa contaminava mais pela Covid do que saindo na rua.
*MENTIRA*Não há qualquer estudo, pesquisa ou teoria científica que comprove tal tese estapafúrdia de que isso ocorreu na maior cidade dos EUA.
14 -Bolsonaro diz que “os números da economia são fantásticos no Brasil”.
*MENTIRA* O Brasil atravessa a maior crise socioeconômica de sua História. Nunca 16% da população passaram fome severa e 56% de todos os brasileiros estiveram em insegurança alimentar. O dólar é o mais alto da história e a inflação é a pior desde a criação do Plano Real, há 28 anos, em 1994.
15 - Bolsonaro traçou paralelo entre França, Espanha, Portugal e Califórnia (EUA) “pegando fogo todo ano”, comparando com as queimadas na Amazônia.
*MENTIRA*Os incêndios nesses países ocorrem em locais de temperatura extrema no verão e não mantêm qualquer relação com os incêndios provocados por desmatadores que se apossam de áreas na selva amazônica.
16 - Bolsonaro diz que povo ribeirinho é quem ateia fogo na Amazônia.
*MENTIRA* Não há qualquer evidência sobre tal teoria, criada pelo próprio presidente e dita pela primeira vez numa Assembleia Geral da ONU.
17 - Bolsonaro diz que seus ministros são todos escalados por critérios técnicos, sem qualquer pressão do Centrão para nomeá-los.
*MENTIRA* Apenas para citar um caso, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, é um dos maiores caciques do Centrão e foi colocado no cargo por conta de uma condição imposta por esse grupo.
18 - Bolsonaro diz que não há provas do caso de corrupção no MEC envolvendo pastores.
*MENTIRA*Dezenas de testemunhas, muitas delas prefeitos de quem os pastores exigiram propina, já depuseram à PF, assim como os funcionários do hotel que viram as barras de ouro recebidas pelos dois envolvidos no caso.
19 - Bolsonaro diz que criou o Pix.
*MENTIRA* O sistema Pix começou a ser implantado no governo de Michel Temer e seus ajustes e início de funcionamento ocorreram na atual gestão, mas pelas mãos de uma equipe técnica do Banco Central, que é um órgão com autonomia e que não está subordinado ao governo federal.
Fonte: site da Revista Fórum (veja abaixo)
Fórum desmente as fake news, uma a uma, que foram levadas ao ar pelo presidente durante entrevista com William Bonner e Renata Vasconcelos no telejornal da TV Globo
Confira a verdade sobre cada mentira dita por Bolsonaro no Jornal Nacional
Escrito en POLÍTICA el
Durante os 40 minutos em que foi entrevistado no Jornal Nacional, o presidente Jair Bolsonaro, como de costume, lançou uma enxurrada de informações falsas e sem qualquer nexo com a verdade para sair de questionamentos desfavoráveis.
A reportagem da Fórum listou pelo menos 19 fake news ditas pelo candidato à reeleição de extrema-direita e trouxe a verdade sobre tais afirmações mentirosas.
O Bolsonaro fez o que sabe fazer de melhor, mentir descaradamente
Renata Lo Prete escancarou as mentiras de Bolsonaro ao vivo no Jornal da Globo. Um momento histórico para o jornalismo brasileiro.
Assista no link
https://www.facebook.com/fernandapsol/videos/3258363591151306/