Assumem as novas direções do CPERS
Novas direções do CPERS assumem com foco na união e na valorização da educação pública
“Que possamos, juntas e juntos, criar as possibilidades para a construção de uma educação que é, antes de tudo, um ato de amor e de coragem.”
Foi com essa mensagem carregada de esperança e propósito que a educadora Rosane Zan tomou posse como presidente do CPERS Sindicato na noite do último sábado (21). A cerimônia, realizada na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre, empossou também os demais 20 membros da nova direção estadual e as lideranças dos 42 Núcleos, que conduzirão os rumos da entidade no triênio 2024-2027.
O evento, repleto de emoção, marcou não apenas o início de uma nova gestão, mas também o encerramento de um ciclo histórico. Após uma década de intensas lutas à frente do Sindicato, Helenir Aguiar Schürer despediu-se da presidência, deixando um legado de incansável defesa dos direitos da categoria e da educação pública no Rio Grande do Sul.
Durante a cerimônia, Helenir e outros quatro diretores que também deixaram a direção estadual – Glaci Weber, Cássio Ritter, Alda Souza e Sonia Solange Viana – foram homenageados pelo compromisso e pela dedicação à entidade ao longo dos últimos anos.
O evento contou ainda com a presença de diversas autoridades, como ex-presidentes do Sindicato, vereadores, deputados estaduais e federais. Algumas destas autoridades, representando a CNTE, a CUT, a CTB, a Intersindical e o Fórum Sindical Popular, realizaram falas destacando a importância do CPERS e da luta unificada dos trabalhadores e trabalhadoras.
A nova direção estadual será composta por 21 membros. Ao lado de Rosane Zan, estão Alex Saratt (1º vice-presidente), Edson Garcia (2º vice-presidente), Suzana Cecilia Lauermann (secretária-geral), Dulce Miriam Delan (tesoureira) e outros(as) 16 diretoras(es), que levarão adiante a missão de fortalecer a união e o compromisso com uma educação de qualidade para todos e todas.
>> Clique aqui para conferir a nominata completa
Uma trajetória de luta e compromisso
Natural de São Luiz Gonzaga, na região das Missões, Rosane Zan traz consigo 31 anos de experiência no magistério. Como parte da gestão anterior, atuou como tesoureira-geral e agora assume a presidência com a promessa de intensificar a luta por dignidade, democracia e uma educação transformadora.
“Nosso desafio é grande, mas nossa determinação é maior”, destacou Rosane em seu discurso de posse. Ela reforçou que a chapa “Unidade pela Categoria” nasceu do entendimento de que a força coletiva é essencial para superar adversidades. “Sabemos que nossos maiores inimigos são os neoliberais e a extrema-direita, que veem a educação pública como um peso para o Estado, e não como um investimento no futuro.”
Entre as prioridades da nova gestão, Rosane enfatizou a luta contra a privatização e a mercantilização da educação, a valorização salarial dos profissionais, o enfrentamento ao assédio moral e a mobilização para combater o apagão docente.
Um legado de conquistas e resistência
Visivelmente emocionada, Helenir Aguiar Schürer relembrou os desafios de sua década como presidente do Sindicato. “Hoje, olhando para cada um e cada uma de vocês, recordo o quanto caminhamos juntos. Não foi fácil. Estou deixando a direção, mas sigo ao lado de vocês, nas lutas e nas caminhadas em defesa da nossa categoria.”
Helenir destacou que, ao assumir a presidência em 2014, encontrou um sindicato endividado e desafiado por governos que atacavam os direitos da categoria. “Hoje, com as contas sanadas, temos condições de fazer a luta e oferecer mais aos nossos associados.”
>> Leia também: CPERS lança pedra fundamental de futura sede na praia da entidade
Entre memórias de greves históricas e mobilizações, Helenir também alertou para os desafios que a próxima gestão enfrentará, especialmente em 2026, com as eleições estaduais. “É essencial que tenhamos um governo que nos ouça, que negocie, para que possamos avançar.”
Um horizonte de esperança
O CPERS inicia esse novo ciclo com o compromisso de fortalecer a educação pública como um direito essencial e inegociável. Sob a liderança de Rosane Zan, o Sindicato promete ser incansável na defesa da categoria e na construção de um futuro onde a educação seja reconhecida como o pilar de uma sociedade mais justa e democrática!
>> Confira, abaixo, a íntegra da Cerimônia de Posse da Gestão 2024-2027 do CPERS Sindicato: