Atentar contra dignidade de Freire

Atentar contra dignidade de Freire

Justiça proíbe União de 'atentar contra dignidade' de Paulo Freire

Maior filósofo brasileiro da educação faria cem anos no próximo domingo e é alvo constante do presidente Jair Bolsonaro

 

Paulo Freire

Agência Senado


Paulo Freire

A Justiça Federal do Rio de Janeiro determinou liminarmente que a União "abstenha-se de praticar qualquer ato institucional atentatório a dignidade do Professor Paulo Freire na condição de Patrono da Educação Brasileira".

O filósofo da educação completaria cem anos de vida no próximo domingo e é alvo constante do presidente Jair Bolsonaro, seus ministros e seguidores. A decisão da juíza Geraldine Vital foi publicada nesta quinta-feira.

A ação, movida pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos, argumentou que há "movimentos desqualificadores dos agentes do Governo Federal contra Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, com falas ofensivas e em contraposição ao pedagogo ser Patrono da Educação brasileiro". Morto em 1996, ele foi escolhido para o posto através de lei federal de 2012.

O grupo também afirma que o presidente, em seu plano de governo, afirma que é preciso "expurgar a filosofia freiriana das escolas".

"As manifestações são dadas por pessoas que desconhecem por completo a obra e o legado de Paulo Freire e se articulam para retirar-lhe o título de Patrono da Educação Brasileira, por meio de medida revogatória no Congresso Nacional, apesar da proximidade do centenário de Paulo Freire e todo seu legado deixado", diz o texto a ação.

Em sua decisão, a juíza afirma que "são garantidas liberdades de expressão, mas não sem limites, notadamente as advindas do poder público". Ela ainda reconhece "que há perigo de dano em não se observar o reconhecido por meio da lei em torno da figura do Patrono da Educação Brasileira, minimamente enquanto estiver em vigor.

https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2021-09-16/justica-proibe-ofensas-a-paulo-freire.html?fbclid=IwAR3dhE0sHnMt_J1CShlM8TUrq2F8fCtcSl62JWSWlQ_4gaTPU081d-2BQr4 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Pode ser um desenho animado de 1 pessoa

 

Se vivo, no próximo domingo dia 19, o Prof. Paulo Freire completaria 100 anos de idade. Nesse dia ele será celebrado em muitos países, só aqui no Brasil que não.

São tempos difíceis para os educadores. Mesmo assim, domingo gritarei bem alto: VIVA PAULO FREIRE!!!!!!!! ✊🏾

Dilso J. Dos Santos

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, óculos e texto que diz "PAULO FREIRE: MEMÓRIAS, POESIA E PROSA PARA A VIDA! 18 DE SETEMBRO LIVE SÁBADO AS 10H 114 Profa. Dra. Jaqueline Moll (UFRGS) Prof. Dr. Nunes (UNICAMP) Mestre Bule- -Bule Profa. Dra. Marineide Gomes Cultura Popular INISANTOS) Participação dos herdeiros de Angicos/RN de muitos outros convidados. f UNDIME BA REDHUMANI Integradade Educam"

*Coloquem na agenda!*

👏🏼 🤗 *LIVE 114 – PAULO FREIRE: MEMÓRIAS, POESIA E PROSA PARA A VIDA!*
✍🏼 18 de setembro de 2021, 10 horas
🧏🏽‍♀️ *Mediadora*
🎯 Profa. Dra. Jaqueline Moll – (UFRGS)
📝 *Programação*
📌 Repente “100 ano de Paulo Freire” - João Serrania/Angicos/RN;
📌 Diálogo “Professor Paulo Freire” - Prof. Dr. César Nunes – (UNICAMP);
📌 Depoimento de Alunos de Angicos/RN;
📌 Depoimento da Profa. Marineide Gomes (UCSantos);
📌 Depoimento da Profa. Divoene Pereira (UFERSA);
📌 Repente com o Mestre Bule-Bule – Cultura Popular;
📌 Depoimento Prof. Alexandre Saul (Unisantos);
E muito mais!

📲 *Links para participação Web TV Undime Bahia:*

YouTube – https://youtu.be/jRy1cS0M9I0

Facebook - https://www.facebook.com/webtvundimebahia

---------------------------------------------------------------------------------------------

 

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e texto que diz "centenário Paulo Freire Vida, Obra e atuação Político-Pedagógica 1 LUIZA ERUNDINA Dep. Federal PSOL GUINIVER SANTOS ESOUZA Apresentação Cultural 18.09 19h Início das Comemorações PAULO FREIRE VIVE: Vida, Obra e Atuação Político-Pedagógica /F”CMF Paulo . Freirevive LAVRO CASPOSE MARIELLETRANGI COLETIVO OVP"

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "centenário Paulo Freire Vida, Obra e atuação Político-Pedagógica às 19h no YouTube /FLCMF 18.09 -> Início das Comemorações PAULO FREIRE VIVE: Vida, obra Atuação Político-Pedagógica 22.09 As 40 horas de Angicos 01.10 os anos 60 06.10 exílio e as experiências na Africa 13.10 gestão pública com Paulo Freire 15.10 A influência de Paulo Freire nos movimentos de alfabetização, movimentos sociais políticos Paulo VIDA CARA ATVAÇÃO POLITKO PEDAGOUICA Freire vive 9LAV COLETIVO OVP ា"




ONLINE
13