Audiência Pipib na Câmara dos Deputados
Pibid é apresentado em reunião na Câmara dos Deputados
O encontro destacou a importância do programa como fundamental para a melhoria da qualidade da educação brasileira
Publicado em 12/12/2023
A CAPES participou, nesta segunda-feira, 11, de uma audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados que tratou sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O requerimento feito pela deputada Dandara, ex-bolsista da Fundação, destaca o Programa como espaço de formação fundamental para fortalecer a profissão de professor e melhorar a qualidade da educação brasileira.
Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, apresentou o Pibid e o Residência Pedagógica, destacando que o primeiro já beneficiou 344 mil estudantes e o segundo, 111 mil. Ela falou sobre a evolução dos Programas em número de bolsas e de instituições parceiras. Do seu ponto de vista, o sucesso está “em colocar a centralidade no aluno, mas apoiado pela instituição formadora, pela escola pública e pela Secretaria de Educação”.
A presidente também apresentou as perspectivas futuras como o desenvolvimento de estudos sobre egressos dos Programas de formação de professores, o fortalecimento do Parfor Equidade, realizado em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC) e a garantia de que o Programa se torne política de Estado. Sobre os desafios, atentou para necessidade de buscar um “orçamento compatível com a dimensão e relevância no cenário das políticas de formação de professores”.
Participaram da audiência Mariana Breim, diretora de Políticas Educacionais do Instituto Península, Nilson Cardoso, vice-presidente da Associação Nacional pela formação de Profissionais da Educação (Anfope), Cristiane Johann, presidente do Fórum dos Coordenadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Forpibid), Raquel Nery, coordenadora do Pibid na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Hélder Eterno, presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e Marcelo Acacio, diretor de relações institucionais da União Nacional dos Estudantes (UNE). O deputado Rogério Correa, relator de um projeto de lei para transformar o Pibid em política nacional, também esteve presente enfatizando o esforço para aprovação de uma política de Estado para a formação de professores.
A íntegra da audiência está na página do YouTube da Câmara dos Deputados.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
FONTE: