Campus da UFRGS em Caxias do Sul

Campus da UFRGS em Caxias do Sul

Conselho Universitário aprova campus da UFRGS em Caxias do Sul

Decisão foi tomada em reunião especial do grupo na manhã desta sexta-feira. Prédio que deve ser a sede foi definido, além do anúncio oficial de mais dois cursos 

Renata Oliveira Silva

Jeff Botega / Agencia RBS
A reunião especial do Consun ocorreu na manhã desta sexta-feira (31) no prédio da
Reitoria da UFRGS, em Porto Alegre.
Jeff Botega / Agencia RBS

 

Caxias do Sul receberá, oficialmente, um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) a partir de 2026. O Conselho Universitário da instituição (Consun) aprovou por 66 de 77 votos a implantação da unidade na manhã desta sexta-feira (31), em Porto Alegre. O prédio apontado como sede e o anúncio oficial de mais dois cursos também marcaram o encontro. Somente a partir dessa decisão será possível seguir com as demais fases do projeto. 

A discussão sobre a implantação do campus em Caxias do Sul iniciou com a leitura do parecer da Comissão de Legislação e Regimento (CLR) do Consun. Nele, uma das novidade anunciada foi a inclusão, oficial, das graduações de Artes Cênicas e Psicologia no campus. Elas se unem às outras seis já anunciadas: Administração, Engenharia Agrícola, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Materiais e Manufatura, Ciência de Dados e Pedagogia. 

No início de outubro, a reitora Márcia Barbosa afirmou que pelo menos uma graduação iniciaria em março de 2026, porém, pelo parecer do CLR, as atividades devem começar no primeiro semestre, sem mês definido. A seleção do curso que abrirá os trabalhos no campus partirá do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A data do vestibular também não está acertada, porém, o processo deve ser voltado especialmente para moradores da Serra. 

Em relação à sede, o parecer do Conselho apontou o antigo prédio de cursos de pós-graduação e especializações do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), localizado no cruzamento das ruas Os Dezoito do Forte e Moreira César, no bairro São Pelegrino, como a melhor opção. Entretanto, ainda não iniciaram as negociações e são estudadas outras opções para expansão. 

 

Ulisses Castro / Agencia RBS
Prédio fica na área central de Caxias do SulUlisses Castro / Agencia RBS

 

 

Durante a reunião, muitos dos conselheiros também se manifestaram apontando algumas preocupações, principalmente em relação a questões orçamentárias. Ainda em 2024, o Governo Federal definiu R$ 60 milhões para aquisição do prédio, obras e equipamentos, mas, segundo o parecer, o Ministério da Educação (MEC), se comprometeu a enviar mais recursos ainda em 2025. 

A reunião também teve a presença dos alunos da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA), de Caxias do Sul, e membros da União Nacional dos Estudantes (UNE). Apesar de não conseguirem entrar no espaço, utilizaram cartazes para pressionar a aprovação do projeto. Além disso, o presidente da Assembleia Legislativa, Pepe Vargas (PT), a deputada federal Denise Pessôa (PT) e a ex-vice-prefeita de Caxias, Marisa Formolo, estavam na votação. 

O que já foi definido

- A verba de R$ 60 milhões para aquisição do prédio, obras e equipamentos, mas o MEC já se comprometeu a enviar mais recursos. 

- O prédio apontado para a sede foi antigo prédio de cursos de pós-graduação e especializações do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), localizado no cruzamento das ruas Os Dezoito do Forte e Moreira César, no bairro São Pelegrino. Entretanto, ainda não iniciaram as negociações e ainda avaliam outros locais na cidade.

- Os cursos que serão ofertados até o momento são: Administração, Engenharia Agrícola, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Materiais e Manufatura, Ciência de Dados e Pedagogia, além de Psicologia e Artes Cênicas.

- Até o fim da implantação de todos os cursos, o campus deve ter 2,8 mil estudantes matriculados, divididos em 400 alunos em duas graduações e 500 nas demais, além de 160 docentes e 140 servidores. Além disso, a reitora Márcia Barbosa frisou a parceria com as empresas para aulas mais práticas.

- As previsões de início das atividades são para o primeiro semestre de 2026.

 

FONTE:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/geral/noticia/2025/10/conselho-universitario-aprova-vinda-da-ufrgs-para-caxias-do-sul-cmheu0q3b01y5010dht3gjk34.html?fbclid=IwY2xjawNyJI9leHRuA2FlbQIxMQABHlnRt_SBLl0L_S1jekbLv-ye71YiWojgryOM9okRcD6RKc5BpHRwdXuDbrox_aem_A1ZZ7xbRYrdGRBhurzWaJA

 




ONLINE
21