CAPES libera vagas de mestrado

CAPES libera vagas de mestrado

CAPES libera 5 mil vagas de mestrado profissional para professores!

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior anunciou vagas de mestrado voltadas aos professores de educação básica. 

Publicado 03/10/2022  Bruna Machado


É sabido que a educação, muita das vezes, é o único meio de as pessoas conseguirem sair de uma condição de existência degradante, proporcionando uma melhor qualidade de vida tanto para si quanto para a família.

É sabido que a educação, muita das vezes, é o único meio de as pessoas conseguirem sair de uma condição de existência degradante, proporcionando uma melhor qualidade de vida tanto para si quanto para a família.

Por isso, as políticas voltadas para a educação, seja ela básica, superior ou posterior à graduação, são fundamentais, pois é por meio do conhecimento, independentemente da área, que os cidadãos têm sua visão de mundo ampliada e a possibilidade de mudar de vida.

Levando isso em consideração, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação, anunciou que abriu cinco mil vagas de mestrado voltadas aos professores em exercício na rede pública de educação básica, o que beneficiará não só o professor, mas também os estudantes. 

Nesse sentido, a oferta dessas vagas de mestrado aos professores possui como objetivo principal trazer melhorias à qualidade do ensino das escolas públicas do país através da capacitação profissional dos professores já atuantes no ensino público. Ao todo, são 12 mestrados profissionais. Entenda abaixo algumas informações referentes à inscrição. 

De acordo com o Governo Federal, os mestrados profissionais são oferecidos nas seguintes áreas: Matemática (ProfMat); Ensino de Física (ProFis); Letras (ProfLetras); Artes (ProfArtes); História (ProfHistória); Ensino de Biologia (ProfBio); Química (ProfQui); Filosofia (ProFilo); Sociologia (ProfSocio); Educação Física (ProEF); Ensino de Geografia (ProfGeo).

De acordo com o Governo Federal, a previsão de abertura do edital do Curso de Educação Inclusiva (ProfEI) será lançado apenas em 2023. Dessa maneira, esses programas de mestrado promovem a formação continuada dos professores e visam elaborar estratégias didáticas pensando na melhoria do processo de aprendizagem de seus alunos. Logo, essa também é uma oportunidade de refletir sobre o ensino brasileiro e analisar os aspectos que precisam de melhora na rotina escolar. 

Caso tenha interesse em se inscrever nesse programa, é necessário acessar a página oficial de cada curso. É importante dizer que cada um possui regras, critérios e exigências específicas, por isso é muito importante ler com atenção o edital do curso que mais lhe for cabível e interessante.

 

https://capitalist.com.br/capes-libera-5-mil-vagas-de-mestrado-profissional-para-professores/ 




ONLINE
153