Caravana do CPERS fortalece a luta

Caravana do CPERS fortalece a luta

 

Caravana do CPERS percorre escolas nas regiões de Santo Ângelo, Erechim e Três de Maio para ouvir e fortalecer a luta da categoria


Nesta quarta-feira (26), o CPERS deu continuidade a mais um dia de Caravana, com a missão de percorrer escolas estaduais do RS para ouvir e dialogar com as(os) professoras(es), as(os) funcionárias(os) e as(os) especialistas e, principalmente, mobilizar a categoria para as lutas que virão.

Nas regiões de Santo Ângelo (9° Núcleo), Erechim (15º Núcleo) e Três de Maio (35° Núcleo), o Sindicato visitou mais de 20 escolas e também denunciou os desmandos do governo Eduardo Leite (PSDB) em rádios locais, cumprindo seu principal papel: ser o instrumento de luta unificada em defesa dos direitos das educadoras e educadores e na busca por melhores condições de trabalho.

 

 

A presidente do CPERS, Rosane Zan, que acompanhou a Caravana na região de Erechim (15º Núcleo), destaca a importância desse momento de troca com a categoria:

“Essa Caravana da direção estadual pelas escolas reforça a importância de estar no chão da escola, ouvindo os colegas — professores e funcionários — sobre suas dificuldades e expectativas. É essencial entender o que acreditam ser necessário em termos de reivindicações, desde as condições estruturais das escolas até a sobrecarga de trabalho”, explica a presidente.

 

 

Ela ainda reforça: “A cada visita, percebemos no olhar dos profissionais o peso da sobrecarga que têm enfrentado. Por isso, essas visitas são fundamentais, e acredito que devemos mantê-las ao longo de toda a nossa gestão. É um compromisso necessário para fortalecer nossa mobilização. Levaremos todas essas demandas à nossa Assembleia Geral no dia 11, na qual construiremos, junto com professores e funcionários, da ativa e aposentados, os passos para o próximo período. Sabemos que só a luta nos fortalece — e essa luta precisa ser coletiva”.

 

 

Durante a passagem da Caravana pelas instituições de ensino da rede estadual, a tesoureira do CPERS, Dulce Delan, reforçou a importância da participação das(os) funcionárias(os) de escola, tanto das(os) reenquadradas(os) quanto das(os) que ficaram fora do reenquadramento, na Assembleia Geral da categoria, que será realizada no dia 11 de abril.

“Essa será a nossa primeira Assembleia de 2025 e um espaço decisivo para definirmos nossas pautas de mobilização, além da luta pelo aumento salarial, que todos nós necessitamos. A questão do reenquadramento e o desconto da penosidade seguem pendentes, especialmente para os colegas nomeados com mais tempo de serviço, que foram novamente prejudicados pelo governo. Por isso, é essencial que todos participem — funcionários e professores — para construirmos uma pauta de mobilização forte e mostrarmos ao governo que estamos atentos, estamos na luta e exigimos valorização, salarial e no ambiente escolar”, reforçou Dulce.

Passagem da Caravana do CPERS pelo 15º Núcleo (Erechim)

A comitiva do CPERS percorreu escolas de Erechim e Barão de Cotegipe, visitando a EEEB Sidney Guerra, a EEEF Joaquim Pedro Salgado Filho, a EEEF Vicente de Paula, a EEEF Dr. José Vicente da Maia e o CE Mario Quintana. Além das visitas, a direção do Sindicato participou de entrevistas nas rádios Cultura e Aratiba, além do Jornal Bom Dia, denunciando as condições precárias enfrentadas pelas(os) trabalhadoras(es) da educação e reforçando a importância da mobilização da categoria.

 

 

Após a passagem pelas escolas, foi realizada uma Plenária no 15° Núcleo, que contou com a presença de educadoras(es) da ativa e aposentadas(os). Na ocasião, funcionárias(os) de escola tiraram dúvidas a respeito dos contracheques e do reenquadramento, e a Direção Central reforçou o convite para a Assembleia Geral do dia 11 de abril, na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre.

Passagem da Caravana do CPERS pelo 9° Núcleo (Santo Ângelo)

A agenda no 9° Núcleo incluiu visitas ao IEE Odão Felippe Pippi, à ETE Presidente Getúlio Vargas, à EEEM Unirio Carreira Machado e ao CE Pedro II, todas localizadas em Santo Ângelo. A comitiva também esteve na ETE Entre Ijuís, em Entre Ijuís, e seguiu para escolas em outras cidades da região, como a EEEB Theodorico Alves Teixeira, em Eugênio de Castro, a EEEB Pe. Antônio Sepp, em São Miguel, e a EEEM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Vitória das Missões.

 

 

“A Caravana tem como propósito aprofundar discussões muito importantes, como o pedagógico, as condições estruturais das escolas, nossa vida funcional e a mobilização constante que precisamos manter enquanto educadores para não nos tornarmos alvos fáceis dos ataques do governo, que tem atuado para engessar o nosso trabalho e fragmentar a categoria. É por isso que estamos indo às escolas: para dialogar sobre nossas pautas prioritárias, que todos conhecem, mas também para reafirmar a denúncia sobre a sobrecarga de trabalho, as cobranças abusivas do governo e os desafios enfrentados diariamente na rotina escolar”, enfatizou o diretor do CPERS, Leandro Parise, que acompanhou a Caravana em Santo Ângelo. 

 

 

Além das visitas às instituições de ensino, o CPERS esteve presente na Rádio Santo Ângelo, onde dirigentes do Sindicato abordaram a luta da categoria e convidaram a comunidade escolar para participar das próximas mobilizações.

Passagem da Caravana do CPERS pelo 35° Núcleo (Três de Maio)

Em Três de Maio, a direção do CPERS visitou o IEE Pacelli, a EEEM Castelo Branco e a EEEF Senador Alberto Pasqualine, na Vila Consolata. Também estiveram na EEEB Albino Fantin, em Horizontina, na EEEB São Martinho, em São Martinho, no CE Caldas Júnior, em Alegria, na EEEB Barão do Rio Branco, em Boa Vista do Buricá, e na EEEB Amélio Fagundes, em Independência.

 

 

A diretora do CPERS, Juçara Borges, avaliou a passagem da Caravana por Três de Maio como excelente, mas observa que a sobrecarga de trabalho é percebida em todas as instituições por onde o Sindicato passa: “Tivemos uma boa receptividade dos colegas, mas podemos verificar uma queixa muito grande sobre as planilhas. Enquanto enfrentam a burocracia do governo, os professores não têm tempo nem de cuidar do pedagógico. É uma sobrecarga muito grande, e temos que mudar essa realidade”, frisou a diretora.

 

 

Vera Lessês, diretora do Sindicato, que também acompanhou o roteiro em Três de Maio, denunciou as consequências do projeto de Parcerias Público-Privadas (PPPs) do governo Eduardo Leite (PSDB), que prevê a destinação de R$ 5 bilhões ao setor privado ao longo de 25 anos, através da concessão de 99 escolas estaduais: “O projeto prevê a entrega não só da infraestrutura, mas da limpeza, da alimentação, do financeiro e do administrativo das escolas. Esse projeto muito nos preocupa, pois é a privatização das nossas escolas estaduais”, afirmou a dirigente.

 

 

Pela tarde, a comitiva do Sindicato participou do Conselho Regional Ampliado do 35° Núcleo, um espaço de debates e organização para a Assembleia Geral, marcada para o dia 11 de abril, em Porto Alegre. A reunião teve como foco o fortalecimento da categoria e a definição das principais pautas da região que serão apresentadas neste dia.

 

___________________________________________________________________

A Caravana do CPERS segue sua trajetória pelas escolas do estado, reafirmando o compromisso com a categoria e a luta incansável por melhores condições de trabalho e valorização profissional. Nesta quinta-feira (27), o Sindicato passará pelas regiões de Ijuí (31°), Três Passos (27°) e Lagoa Vermelha (25°), ampliando a mobilização.

_________________________________________________________________

 

>> Confira, abaixo, as escolas visitadas nesta quarta-feira (26):

>> Santo Ângelo (9° Núcleo):

  1. IEE Odão Felippe Pippi (Santo Ângelo)
  2. ETE Presidente Getulio Vargas (Santo Ângelo)
  3. EEEM Unirio Carreira Machado (Santo Ângelo)
  4. CE Pedro II (Santo Ângelo)
  5. ETE Entre Ijuís (Entre Ijuís)
  6. EEEB Theodorico Alves Teixeira (Eugênio de Castro)
  7. EEEB Pe. Antônio Sepp (São Miguel)
  8. EEEM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Vitória das Missões)

>> Três de Maio (35° Núcleo):

  1. IEE Pacelli (Três de Maio)
  2. EEEM Castelo Branco (Três de Maio)
  3. EEEF Senador Alberto Pasqualine (Vila Consolata)
  4. EEEB Albino Fantin (Horizontina) 
  5. EEEB São Martinho (São Martinho)
  6. CE Caldas Junior (Alegria)
  7. EEEB Barão do Rio Branco ( Boa Vista do Buricá) 
  8. EEEB Amélio Fagundes (Independência)

>> Erechim (15º Núcleo):

  1. EEEB Sidney Guerra (Erechim)
  2. EEEF Joaquim Pedro Salgado Filho (Erechim)
  3. EEEF Vicente de Paula (Erechim)
  4. EEEF Dr. José Vicente Da Maia (Erechim) 
  5. CE Mario Quintana (Barão de Cotegipe)

 

FONTE:

https://cpers.com.br/caravana-do-cpers-percorre-escolas-nas-regioes-de-santo-angelo-erechim-e-tres-de-maio-para-ouvir-e-fortalecer-a-luta-da-categoria/?fbclid=IwY2xjawJRcvhleHRuA2FlbQIxMQABHVlhA0FicLWesp_1DcDOKwB4P0uvi7u9BYxICuGCZ
j80oqXT0ZV5aMv_aw_aem_7NQ4UadOJwsFSbXVDfL7s
w




ONLINE
22