Carta da Terra

Carta da Terra

Carta da Terra

PUBLICADO DIA 11 DE JANEIRO DE 2024

 

Você sabe o que é a Carta da Terra? Idealizada entre as décadas de 1980 e 1990, trata-se de um documento internacional, construído pela sociedade civil, e que lista 16 princípios para alcançar um planeta mais justo, sustentável e pacífico.

A declaração de princípios foi apresentada em 2000 e acolhida pela pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2002.  

“Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações”, diz trecho do preâmbulo da Carta da Terra.

O documento enuncia os valores e princípios pelos quais o desenvolvimento sustentável pode ser alcançado e pode ser aplicado à gestão de empresas, escolas ou comunidade, servindo como um pontapé para transformar a consciência em ações efetivas como, por exemplo, reduzir os impactos das mudanças climáticas.

Em linhas gerais, a Carta apresenta valores para uma sociedade sustentável global, fundada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e na cultura de paz. 

O documento também incentiva um movimento global de indivíduos e organizações em 89 países, que tem o usado para guiar suas ações. No Brasil, uma das iniciativas é o programa Carta da Terra em Ação, da Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz da UMAPAZ, Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura da Paz, vinculada à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo (SP).

programa tem como carro chefe a formação de Agentes Socioambientais Urbanos, a partir de um curso de 100 horas/atividades estruturado em módulos que trazem uma teia de possibilidades para a transformação socioambiental para a cidade. Em seus 15 anos de existência, a iniciativa formou 1.500 carteiros e carteiras, nomenclatura dada aos agentes.




ONLINE
27