Cinco municípios suspendem aulas

Cinco municípios suspendem aulas

Cinco municípios suspendem aulas no sul do RS devido ao calor

Sensação térmica na região deve chegar perto dos 40ºC, resultado da onda de calor e da alta umidade em todo o Estado

Heitor Araújo -  Rádio Gaúcha

André Ávila / Agencia RBS
Aulas em Pelotas, Rio Grande, Capão do Leão, São José do Norte e Turuçu retornam na segunda-feira.    André Ávila / Agencia RBS

 

Cinco municípios da Região Sul suspenderam as aulas na rede municipal de ensino entre esta quinta (6) e sexta-feira (7), devido ao forte calor que atinge o Rio Grande do Sul: Pelotas, Rio Grande, Capão do Leão, São José do Norte e Turuçu.

A decisão em Pelotas deu-se por meio de decreto do Executivo, com base na previsão da Embrapa Clima Temperado, que indica sensação térmica de 39ºC nesta quinta-feira e 38ºC na sexta. É a primeira vez no ano que as aulas são suspensas na rede municipal desde que iniciaram, em 17 de fevereiro. São mais de 26 mil alunos matriculados.

Em Rio Grande, a prefeitura informou que a decisão foi tomada em conjunto com as diretorias das escolas. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação admitiu que algumas unidades não estão preparadas para receber os alunos nestes dias de calor extremo. A sensação térmica no município também se aproxima dos 40ºC, uma combinação da alta umidade com a onda de calor. A rede municipal de Rio Grande tem aproximadamente 20 mil alunos.

Nos cinco municípios, as aulas retornam normalmente na segunda-feira (10), quando a temperatura deve estar abaixo dos 25ºC na região, de acordo com a Climatempo. Apenas Turuçu informou quando as aulas serão recuperadas: nos dias 21, 22 e 23 de julho. No município de 3,4 mil habitantes, as aulas foram suspensas já na Quarta-feira de Cinzas.

Até quando vai o calorão?

A previsão é de que a atual onda de calor termine neste domingo (9), com máximas abaixo de 30ºC em praticamente todo o Rio Grande do Sul. As mínimas devem variar entre 10ºC e 15ºC. Em Porto Alegre, os termômetros não devem passar dos 27ºC. Já em Quaraí, uma das cidades mais quentes neste verão, a máxima deve ser de 26ºC, segundo projeção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A temperatura irá cair por conta de uma nova frente fria, mais potente e capaz de reduzir o bloqueio atmosférico que atua sobre o Estado, a Argentina e o Paraguai.

 

FONTE:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao/educacao-basica/noticia/2025/03/municipios-suspendem-aulas-no-sul-do-rs-devido-ao-forte-calor-cm7xbv74800ah011defykzepv.html?utm_source=newsletter&utm_medium=e-mail&utm_campaign=news-destaques-do-meiodia

 

--------------------------------------------

 Da colega Neiva Lazzarotto

🔥 MAIS DE 40 DIREÇÕES DE ESCOLAS ESTADUAIS DE PORTO ALEGRE ENVIARAM CARTA AO COORDENADOR DA 1ª CRE E À SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PEDINDO A SUSPENSÃO DAS AULAS AMANHÃ E SEXTA-FEIRA, DIAS 6 E 7 DE MARÇO, DEVIDO AO CALOR EXTREMO!

✊🏻✊🏿 MUITO IMPORTANTE!

INICIATIVA DA CARTA DA DIRETORA DE UMA DAS NOSSAS ESCOLAS: FERNANDA ROCHA, E. ÁLVARO BRAGA, DEPOIS DE UMA CONVERSA ÑOSSA, AO FINAL DA MANHÃ.

IMPORTANTE CONSTRUÇÃO COLETIVA COM AS DEZENAS DE DIREÇÕES

EM BREVE, MAIS NOTÍCIAS.

OBS: MAIS DIREÇÕES ADERINDO. JÁ DEVE TER CHEGADO A 50, SEGUNDO A DIRETORA FERNANDA, NESSE INSTANTE.

 

CARTA à 1ª CRE  enviada por direções de Escola




ONLINE
16