Cobertura deficitária do IPE Saúde

IPE Saúde: cobertura deficitária impõe via-sacra aos educadores da região de Guaporé
Dois encontros, realizados na sede do 3° Núcleo do CPERS (Guaporé), nesta quarta-feira (5), debateram a situação da Associação Hospitalar Manoel Francisco Guerreiro, único hospital da cidade, que não atende o convênio do IPE Saúde, fazendo com que toda(o) e qualquer educadora(or) precise se deslocar até outro município para acessar alguns atendimentos.
Muitos exames como tomografias, por exemplo, requerem uma visita até cidades como Nova Prata, Passo Fundo ou Bento Gonçalves, colocando educadoras(es), que já estão em condição delicada de saúde, em uma posição de vulnerabilidade. A única alternativa para atendimento neste momento é através do SUS, o que implica em grandes filas e faz pouco sentido, já que as(os) servidoras(es) públicas(os) contribuem com o IPE Saúde todos os meses.
Na parte da manhã, o encontro contou com a presença da diretora do 3° Núcleo, Marili Grosselli Toldi, do prefeito do município, Odair Rossetto (PSC), da representante da direção Central do CPERS, Juçara Borges, além de representantes do próprio hospital da cidade, do Presídio Estadual de Guaporé e das sócias do CPERS, que integram o Conselho Municipal de Saúde, Elisabeth Foschiera e Eloí Maria Zanchin. Já na parte da tarde, um encontro de aposentadas(os) repercutiu os debates, construindo conjuntamente soluções para o tema.
O encaminhamento desses encontros foi uma reunião, a ser realizada com o presidente do IPE Saúde, Paulo Afonso Oppermann, no dia 26 de março. Na reunião, encabeçada pelo CPERS Sindicato, outras entidades representativas de categorias de servidoras(es) públicas(os) se farão presentes, fortalecendo ainda mais a luta pela saúde na região de Guaporé.
O CPERS segue na luta em busca de melhores condições de atendimento para todas(os) as(os) educadoras(es), frisando sempre a necessidade de mais investimentos no IPE Saúde por parte do governo Eduardo Leite (PSDB).
>>> Confira, abaixo, mais fotos do encontro:
FONTE: