Comunidade negra da UFRGS
Foto anual da comunidade negra da UFRGS reúne centenas de pessoas
Imagem é produzida há 7 anos como forma de celebração e luta do povo negro na universidade
20/11/2023 Sul21
Foto: Christoffer Dalla Lana
A comunidade negra da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) se reuniu, nesta segunda-feira (20), para a tradicional foto anual dos negros e negras da instituição. Alunos do Colégio de Aplicação, de diferentes idades, também marcaram presença na cena, que ocorreu no palco do Salão de Atos da universidade, reunindo centenas de participantes.
A foto de 2023 marca o sétimo ano consecutivo em que a comunidade negra da UFRGS faz a imagem, um projeto idealizado pelo servidor Wagner Machado.
“É um momento de celebração e reflexão da luta do nosso povo, de valorizar os que aqui estão e lutar para que outros como nós, ocupem este espaço que é nosso por direito. Queremos uma universidade negra e popular”, afirma Tamyres Filgueira, coordenadora-geral da ASSUFRGS Sindicato e coordenadora-adjunta do Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi UFRGS).
O Dia da Consciência Negra na UFRGS também ficou marcado pela entrega do título de Doutor Honoris Causa a Oliveira Silveira, poeta e militante do movimento negro, reconhecido como um dos nomes responsáveis por fortalecer a identidade negra gaúcha e o próprio dia 20 de novembro. O título foi entregue à filha dele, Naiara Oliveira Silveira, em sessão do Conselho Universitário da UFRGS.
FONTE: