A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) lançou nesta terça-feira (22) uma consulta pública virtual para que a população dê sugestões sobre o Novo Ensino Médio. A etapa de ensino passa por uma reforma que prevê que os estudantes escolham uma área de conhecimento para se aprofundarem em parte da sua carga horária. A consulta pode ser acessada neste link.

Qualquer pessoa pode acessar a consulta pública. Para fazer sugestões, porém, é necessário realizar um cadastro no site.

Após o cadastro e o login, o usuário deverá selecionar, na aba Etapa de Ensino, a única opção, "Ensino Médio - Regular". Depois, em Área Focal de Conhecimento, haverá cinco possibilidades de escolha – "Ciências da Natureza e suas Tecnologias", "Ciências Humanas e Sociais Aplicadas", "Linguagens e suas Tecnologias", "Matemática e suas Tecnologias" e "Educação Profissional e Tecnológica". Para cada área selecionada, há seis possibilidades diferentes na aba Trilha - Áreas de Aprofundamento.

Por exemplo: é possível escolher a área focal Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e, depois, selecionar a trilha Cidadania, Comunicação e Relações Interpessoais. No total, são 28 trilhas de aprofundamento possíveis, que vão ser implementadas a partir do ano que vem em todas as escolas estaduais de Ensino Médio do RS.

Depois que a seleção é feita, toda a grade curricular e a descrição das disciplinas são abertas na tela. Em cada trecho, é possível acrescentar uma sugestão ou uma sinalização para inclusão ou exclusão de algum ponto. As contribuições serão direcionadas à equipe técnica da Seduc. A consulta pública vai até o dia 4 de abril.

 

https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2022/03/consulta-publica-abre-espaco-para-sugestoes-sobre-o-novo-ensino-medio-gaucho-cl129j77d004l016532c1rtok.html 

 

CONSULTA PÚBLICA ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO ENSINO MÉDIO

A Secretaria da Educação realiza, de 22 de março a 04 de abril, esta Consulta Pública, a fim de submeter à sociedade a proposta dos Itinerários Formativos para o Ensino Médio, última etapa da Educação Básica.

No Rio Grande do Sul a implementação teve início em 2019, com 264 escolas-piloto desenvolvendo a nova proposta para o Ensino Médio. A partir de 2022, todas as escolas de Ensino Médio do estado refletirão a reforma, a qual está estruturada a partir da Lei 13.415/2017.

A nova organização curricular, para atendimento à referida lei e às Resoluções CEEd nº 364 e 365/2021, está composta pela Formação Geral Básica - FGB e pelos Itinerários Formativos, com uma matriz curricular de 1.800 horas de FGB, composta por 15 componentes curriculares obrigatórios das 04 áreas do conhecimento.

Em relação à Parte Diversificada do Currículo, que oportuniza a adequação dos currículos e práticas pedagógicas à realidade da escola e do local onde está inserida, desenvolve uma matriz curricular de 1.200 horas ao longo dos três anos, amparada pela Resolução CNE/CEB Nº 3/2018, o estado do RS optou pela organização de Itinerários Formativos por Temáticas que integram as quatro áreas de conhecimento, em 24 Trilhas de Aprofundamento Curricular e Unidades Curriculares Eletivas.

A proposição do Itinerário de Educação Profissional e Técnica - EPT, que integra o Ensino Médio Gaúcho, está ancorada em uma sólida pesquisa dos arranjos produtivos locais com conhecimento de cada peculiaridade deste território. Dessa forma, a expansão desse Itinerário iniciará pelos cursos de: Informática, Administração, Eletrotécnica e Agropecuária. O processo de escolha dos estudantes sobre quais Trilhas de Aprofundamentos poderão cursar será orientado pelas escolas e realizado ao longo de 2022.

Neste site, você poderá navegar e contribuir com as Trilhas de Aprofundamento, estruturadas por área focal de conhecimento e área de aprofundamento. A Educação Profissional e Tecnológica possui cinco opções de matrizes, iniciando a expansão desse Itinerário. Abaixo, constam as respectivas divisões:

- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT);
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS);
- Linguagens e suas Tecnologias (LGG);
- Matemática e suas Tecnologias (MAT);
- Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Apresentam-se nesta consulta as 28 Trilhas de Aprofundamento para a apreciação da sociedade civil e das instituições de ensino.

Este é um momento que oportuniza uma consulta à comunidade, às Instituições de Ensino Superior - IES e aos professores sobre os Itinerários Formativos, estabelecendo a interação escola/comunidade, o exercício democrático e o sentido de pertencimento da sociedade.





Obrigado pela sua participação!

Clique aqui para participar da Consulta Pública.

 

https://curriculo.educacao.rs.gov.br/