Contratados sem concurso

Contratados sem concurso

Brasil tem 600 mil funcionários públicos contratados sem concurso

Apenas cargos de confiança são mais de 23 mil, de acordo com o Ministério do Planejamento. É a festa dos apadrinhados, cuja maioria não vê qualquer problema na corrupção.


Data: 2016-03-19 


O Brasil tem 600 mil funcionários públicos contratados sem concurso, burlando a Constituição, conforme o Jusbrasil, dos quais 23.941 lotados em cargos de confiança. As informações são do jornalista Ricardo Noblat, de O Globo, que lembra, ainda, que França e Alemanha têm cerca de 600 cada. Apenas. Apenas? São suficientes para cuidar da coisa pública. São profissionais e não militantes.

Trecho do texto de Noblat

Para bem manter a teia de privilégios, é necessária uma rede de cúmplices, igualmente beneficiados. Nomeações então aparelham a administração, feitas por recomendação ideológica ou intercâmbio de favores, não por merecimento e capacidade.

Esse Estado inchado passa a sustentáculo do sistema. Burlando a Constituição, segundo o Jusbrasil, nosso país tem 600 mil funcionários públicos sem concurso, dos quais 23.941 em cargos de confiança (o dado é do Ministério do Planejamento). A França e a Alemanha têm uns 600 cada.

Nosso sistema político tem números igualmente exagerados, com excesso de ministérios, de cargos, de deputados, de partidos, de municípios — e a toda hora surgem mais, tudo sustentado com nosso dinheiro. Isso ajuda a explicar o excesso de impostos, os gastos exorbitantes em campanhas milionárias, e a vergonhosa qualidade dos lamentáveis políticos assim eleitos. Sem falar na recusa de cortes no custeio da máquina administrativa.


http://www.clesio.net/e/brasil-tem-600-mil-funcionarios-publicos-contratados-sem-concurso=283 




ONLINE
18