Contribuição previdenciária do funcionalismo
Sindicatos buscam fim de contribuição previdenciária do funcionalismo
PEC em tramitação na Câmara dos Deputados versa sobre o assunto
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2023/r/9/i2ZF1FTvO2Q40Bc5iFNA/pj-ilustracao-site.jpg)
As entidades que representam o funcionalismo nos âmbitos Executivo e Judiciário tentam encerrar a contribuição previdenciária de servidores aposentados e pensionistas de União, estados e municípios; prática que ocorre desde 2004. A principal aposta desses representantes é o fortalecimento da base de apoio parlamentar, com o intuito de levar adiante a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6, de 2024. Os líderes sindicais estão em negociações com parlamentares para que o texto tenha um novo andamento na Câmara dos Deputados.
A matéria prevê uma queda de 10% ao ano nas contribuições previdenciárias a partir dos 66 anos para homens e 63 anos para mulheres. A proposta ainda dispõe que, quando o titular atingir os 75 anos, a colaboração monetária deverá ser totalmente dispensada.
Uma das estratégias para conceder sucesso à PEC é apensá-la a uma outra já existente e que também trata do direito previdenciário dos estatutários. A PEC 555 está há anos em tramitação na Câmara dos Deputados e já passou por todo o rito.
FONTE:
---------------------------------------------
As mensagens que recebemos diariamente nas redes escancaram uma dura realidade: aposentadas e aposentados estão passando por necessidades, vítimas da política cruel de Eduardo Leite (PSDB), que nega dignidade a quem dedicou a vida à educação.
São depoimentos reais, de quem sente no bolso e na pele o descaso. Enquanto os preços sobem, os salários seguem congelados, corroídos pela inflação e pelos descontos abusivos às(aos) aposentadas(os).
O CPERS está ao lado de cada educadora e educador aposentada(o) nessa luta! Exigimos:
Fim do desconto previdenciário das(os) aposentadas(os)
Reajuste salarial já
Respeito a quem construiu a educação pública!
Seguimos em mobilização! No dia 16 de maio (sexta-feira), a partir das 9h, Porto Alegre será palco de um grande ato unificado da Frente dos Servidores Públicos. A concentração será em frente ao IPE Saúde, com caminhada até o Piratini. Estamos na luta por reajuste salarial para toda a categoria e em defesa do IPE Saúde!
Contate o seu Núcleo e mobilize-se!

CPERS/Sindicato
----------------------------------------
Audiência Pública pelo Fim do Confisco!
Amanhã, quinta-feira (08/05), a deputada federal Luciene Cavalcante realizará, pela Comissão de Administração e Serviço Público, na Câmara dos Deputados, uma Audiência Pública pelo fim do confisco de aposentados e pensionistas. Você não pode perder!
Vamos ouvir aposentados e pensionistas e apresentar as lutas do Coletivo Educação em 1º Lugar contra o confisco, um verdadeiro roubo a quem já trabalhou e contribuiu a vida toda.
Anote na agenda para acompanhar a Audiência Pública! Ela será transmitida ao vivo pelo canal da professora Luciene Cavalcante no YouTube.
Faça parte da luta!
Acesse a plataforma e pressione os ministros do STF: bit.ly/bastadeconfisco