Corte do ponto

Corte do ponto

Governo Sartori anuncia corte de ponto para professores que mantiverem greve: ‘interesse público’

Assembleia do Cpers nesta sexta-feira (29) | Foto: Maia Rubim/Sul21

Da Redação

O governo do Estado anunciou que vai cortar o ponto dos professores da rede estadual que decidirem manter a greve. A medida, segundo nota, teria “em vista o interesse público”. Para o governo, com o pagamento integral dos salários de servidores que recebem até R$ 1.750, nesta sexta-feira (29), o que atende a 47% dos trabalhadores da educação, a greve não teria o porquê de continuar. Contrariando o que diz o governo, a presidente do Cpers, Helenir Aguiar Schürer, afirmou hoje, durante a assembleia da categoria, que apenas 19,7% dos professores receberam seus salários nesta sexta.

“Não chegamos a esta crise por vontade do atual governo. E para sair dela, precisamos de responsabilidade política e financeira, não de populismo e demagogia. Estamos fazendo todos os esforços para recuperar os serviços públicos e normalizar o pagamento dos servidores”, diz o texto.

A nota ainda diz “alertar a população para a tentativa de gerar tensão social comandada justamente pelos atores políticos que agravaram a atual crise quando estavam no governo”. Esta semana, deputados da oposição anunciaram a criação de uma CPI para investigar as contas do governo e a opção pelo parcelamento dos salários.

O governo do Estado diz ainda que segue aberto ao diálogo com a categoria.

Confira a nota na íntegra:

Decisão de cortar o ponto de grevistas atende interesse público

Hoje, dia 29 de setembro, 47% dos servidores da Educação já receberam seus salários integralmente. Até o dia 11 de outubro, praticamente todos estarão quitados, assim como ocorre com a maioria dos trabalhadores em geral. Mesmo assim, com o apoio irresponsável da oposição, o Cpers decidiu manter a greve por período indeterminado.

Não chegamos a esta crise por vontade do atual governo. E para sair dela, precisamos de responsabilidade política e financeira, não de populismo e demagogia. Estamos fazendo todos os esforços para recuperar os serviços públicos e normalizar o pagamento dos servidores. O governo sempre manteve o diálogo e, nesta semana, anunciou o pagamento prioritário a quem ganha menos e a indenização pelos dias de atraso.

Alertamos a população para a tentativa de gerar tensão social, comandada justamente pelos atores políticos que agravaram a atual crise quando estavam no governo. Infelizmente, não estão preocupados com a educação, mas com seus próprios objetivos eleitorais.

Em virtude disso, tendo em vista o interesse público, não resta outra alternativa senão o corte do ponto dos grevistas. Conclamamos os professores a manter as aulas. Pedimos a colaboração dos pais e da comunidade escolar. A responsabilidade pela preservação do ano letivo é compartilhada por toda a sociedade.

O governo do Estado segue aberto ao diálogo.  

 

https://www.sul21.com.br/jornal/governo-sartori-anuncia-corte-de-ponto-para-professores-que-mantiverem-greve-interesse-publico/ 




ONLINE
26