Cortina de fumaça das fakes news

Cortina de fumaça das fakes news

O avanço do Brasil e a cortina de fumaça das fakes news

Arilson Chiorato   

O X está hoje menos preparado para lidar com fake news durante a eleição do que
o Twitter estava em 2020 - AFP

 

Isso ocorre apesar da melhora ser sentida nas ruas e confirmada
por dados de instituições sérias

 

Desde 2023, o Brasil tem testemunhado avanços significativos tanto nos programas sociais quanto na economia, refletindo mudanças positivas que impactam diretamente a qualidade de vida dos cidadãos.

Apesar da melhora ser sentida nas ruas e confirmada por dados de instituições sérias, os propagadores de fake news insistem em disseminar mentiras. Mentiras que eles gostariam que fosse verdade, mas quem vive o Brasil real já começa a enxergar além da cortina de fumaça das fake news.

Em relação aos programas sociais, como Bolsa Família e outros programas de assistência social, houve um aumento substancial no número de beneficiários. Segundo dados da Agência Brasil, o Bolsa Família ampliou o seu valor e sua cobertura e tirou mais de 18 milhões de pessoas da extrema pobreza desde o início do ano passado, alcançando mais famílias em situação de vulnerabilidade.

No cenário econômico, o Brasil experimentou um crescimento robusto desde 2023, impulsionado por políticas de incentivo ao investimento e reformas estruturais. O Produto Interno Bruto (PIB) registrou um crescimento de 2,2% em relação ao ano anterior no último trimestre, de acordo com informações do Banco Central e reportagem do jornal Valor Econômico.

Setores fundamentais como agricultura, que vivenciaram o maior plano Safra da história do nosso país, por conta da compreensão do presidente Lula sobre a importância do agronegócio na expansão da economia sem deixar para trás a agricultura familiar - que é a responsável por 70% dos alimentos que chegam na nossa mesa.

A tecnologia e infraestrutura foram particularmente beneficiadas pelas políticas de estímulo, criando novas oportunidades de emprego e impulsionando a produção nacional. Voltamos a crescer nos índices das agências que medem se um país é bom ou não para investimentos estrangeiros.

Em síntese, os avanços dos programas sociais e o vigor econômico observados desde 2023 sinalizam um período promissor para o Brasil. Com base em dados concretos e análises de fontes confiáveis, é evidente que as políticas implementadas estão contribuindo positivamente para a inclusão social e o crescimento econômico sustentável do país.

Mas a nossa democracia ainda esbarra na produção em massa de fake news, e muitas delas produzidas por agentes políticos, inclusive com mandatos, que dificultam que as pessoas no geral tenham real entendimento que a vida está melhorando.

Ainda não alcançamos aquele Brasil de quando tivemos Lula e Dilma no primeiro ciclo de presidência, mas vamos chegar lá (e dobrar a meta) com justiça social, educação para todos e geração de emprego e renda de qualidade.

*Arilson Chiorato, deputado e presidente estadual do PT

**As opiniões expressas nesse texto não representam necessariamente a posição do jornal Brasil de Fato Paraná

Edição: Pedro Carrano

 

FONTE:

https://www.brasildefatopr.com.br/2024/06/29/o-avanco-do-brasil-e-a-cortina-de-fumaca-das-fakes-news?fbclid=IwZXh0bgNhZW0C
MTEAAR21Ad5FAk7CsIEW979s5c9hDxMSTbDjeQTz4dCP05w73Mg0mKBPIS36HKY_aem_8xw90YfxbwRbKPUil8KnUw
 




ONLINE
50