CPERS lança Cartilha da Diversidade
Luta LGBTQIAPN+: CPERS lança Cartilha da Diversidade por escolas livres de todas as formas de preconceitos
Nesta sexta-feira (27), o CPERS, por meio do seu Departamento de Diversidade, lançou a Cartilha da Diversidade: “CPERS na luta por escolas livres de todas as formas de preconceitos”. O ato ocorreu no 3º Encontro Estadual da Diversidade do Sindicato, na sede da entidade, em Porto Alegre.
O objetivo desta cartilha é fornecer conhecimento e letramento para subsidiar professoras(es), funcionárias(os) de escola, equipes diretivas e comunidade escolar como um todo, na desconstrução do preconceito e da discriminação, bem como combater a violência, em todas as formas que ela se apresenta, promovendo a inclusão e a diversidade.
> Clique aqui para baixar a Cartilha em PDF ou confira na íntegra abaixo
Assegurar visibilidade e representatividade às questões relacionadas à diversidade sexual e à identidade de gênero, assim como colaborar para o combate à discriminação institucional no âmbito de nossas escolas, é um dos propósitos do Departamento de Diversidade do Sindicato. Além de alertar a categoria quanto aos direitos e garantias das pessoas LGBTQIAPN+, assegurando a todas e todos condições de trabalho e ambientes escolares acolhedores, que respeitem a diversidade.
>> A cartilha está dividida nos seguintes tópicos:
> Educar para a diversidade: por uma escola livre de LGBTQIAPN+fobia;
> Conceitos Gerais;
> Principais leis que garantem os direitos da população LGBTQIAPN+ no ambiente escolar;
> Documentos legais que normatizam o uso do nome social e dos banheiros para estudantes trans;
> Direito de uso do banheiro de acordo com identidade de gênero;
> LGBTQIAPN+fobia é crime;
> Sindicalização é proteção.
Convidamos educadoras(es), estudantes e toda a comunidade escolar a prestigiar e fazer uso da Cartilha da Diversidade: “CPERS na luta por escolas livres de todas as formas de preconceitos”. O documento é um instrumento fundamental para construirmos coletivamente escolas mais acolhedoras, que respeitem e garantam os direitos de todas as pessoas, em especial da população LGBTQIAPN+. Participe dessa iniciativa e ajude a transformar a educação em um espaço mais justo e igualitário para todas e todos.
O Departamento de Diversidade do CPERS é composto pelas(os) diretoras(es): Andréa Nunes da Rosa, Leonardo Preto Echevarria e Vera Maria Lessês.
FONTE: