CPERS lança Dossiê da Caravana

Em coletiva de imprensa, CPERS lança Dossiê da Caravana e denuncia falta de infraestrutura nas escolas estaduais
Na manhã desta segunda-feira (26), o CPERS reuniu diversos veículos de imprensa na sede do Sindicato, em Porto Alegre, para lançar e divulgar o Dossiê produzido a partir da #CaravanaDoCPERS2025, que rodou o Rio Grande do Sul atestando o abandono das escolas estaduais por Eduardo Leite (PSD).
>> Leia mais: CPERS encerra Caravana após visitar mais de 400 escolas em todo o RS
Depois de percorrer 30 mil quilômetros pelo solo gaúcho, atravessar 153 municípios e visitar 429 escolas, dirigentes estaduais e regionais vislumbraram um cenário perturbador: higiene de trabalhadoras(es) e estudantes funcionando em banheiros químicos, escolas indígenas instaladas em tendas, redes elétricas obsoletas, telhados com goteiras, prédios deteriorados, salas de aula sem ar-condicionado e educadoras(es) — professoras(es), funcionárias(os) de escola e especialistas — adoecidas(os).
O material reúne imagens revoltantes da falta de infraestrutura das escolas, bem como dados coletados pelo Radar do CPERS, e pode ser acessado aqui.
>> Leia mais: Escolas estaduais do RS enfrentam colapso estrutural enquanto governo Leite finge normalidade
Na abertura da coletiva, a presidente do Sindicato, Rosane Zan, descreveu a realidade das instituições de ensino retratadas no Dossiê e alertou para a falsa solução das Parcerias Público-Privadas (PPPs) do governo Eduardo Leite (PSD).
“Se existe dinheiro público, tem que ser colocado nas escolas, na sua organização, na sua estrutura e também na valorização das educadoras e educadores. Nós estaremos, sim, mobilizando as comunidades escolares em defesa da escola pública!”, garantiu.
Ainda, Rosane respondeu aos questionamentos das(os) jornalistas sobre violência escolar, PPPs, falta de diálogo entre Leite (PSD) e as(os) trabalhadoras(es) da educação e intensificação da precarização dos ambientes de ensino. Profissionais da TV Pampa, Zero Hora, TVT, Sul21, Brasil de Fato, Rádio Acústica, Rádio Bandeirantes e Matinal Jornalismo fizeram-se presentes no lançamento da publicação.
“É o terceiro Dossiê que estamos apresentando e, em muitos casos, a falta de investimento persiste. Vamos continuar nessa toada de cobrança, pois o governo tenta vender para a sociedade uma inverdade” reiterou a presidente.
O 1º vice-presidente do Sindicato, Alex Saratt, o 2º vice-presidente, Edson Garcia, a tesoureira, Dulce Delan, a secretária-geral, Suzana Lauermann, e as(os) diretoras(es), Juçara Borges, Sandra Régio, Vera Lessês, Luiz Henrique Becker, Andréa Nunes, Leonardo Preto Echevarria, Celso Dalberto e Sandra Santos, também acompanharam o encontro com a imprensa.
As denúncias expostas no Dossiê da Caravana CPERS 2025 serão levadas à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O CPERS não se calará diante do desmonte da educação pública executado por Eduardo Leite (PSD) e aliadas(os)! A escola pública é nossa!
> Confira a coletiva na íntegra:
> Confira o Dossiê completo, abaixo, ou faça o download do material neste link:
>> Confira mais fotos do evento:
FONTE: