Curso de educação inclusiva para professores

Curso de educação inclusiva para professores

MEC abrirá 1,25 milhão de vagas em curso de educação inclusiva para professores

Inscrições começam no dia 21 de outubro, com oferta inicial para 250 mil docentes; o total deve ser contemplado até 2026

Zero Hora

maroke / stock.adobe.comAs aulas terão início em março de 2025.maroke / stock.adobe.com

 

 

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que vai disponibilizar 1,25 milhão de vagas para um curso voltado à formação de professores na área de educação especial, dentro da perspectiva da educação inclusiva. A iniciativa é direcionada a docentes da Educação Básica em todo o país.

As inscrições começam na segunda-feira (21), com uma oferta inicial de 250 mil vagas, e as aulas terão início em março de 2025. De acordo com o MEC, a oferta do curso será contínua, e a projeção é de que todas as vagas sejam contempladas até final de 2026.

O curso é promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo o Censo Escolar 2023, são 1,5 milhão de alunos da educação especial matriculados na Educação Básica da rede pública de ensino no país.

Curso

O objetivo do curso é capacitar educadores para desenvolver práticas pedagógicas alinhadas aos princípios da educação especial inclusiva. A formação também se propõe a refletir sobre práticas pedagógicas para atender às necessidades dos alunos da educação especial em sala de aula.

Cinquenta instituições de Ensino Superior já aderiram à iniciativa e serão responsáveis pela inscrição dos candidatos. O curso será oferecido a distância, com 120 horas de duração, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). 

As aulas ocorrerão na plataforma de ensino virtual da Capes. A estrutura do curso será dividida em quatro módulos:

  • Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva
  • Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Educação Inclusiva
  • Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas
  • Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola

Cada módulo contará com material didático, atividades interativas supervisionadas, além de estudo de casos, relatos de experiências e reflexões sobre as estratégias adotadas. As avaliações serão feitas por meio de produção de textos, recursos pedagógicos e projetos práticos.

FONTE:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao/educacao-basica/noticia/2024/10/mec-abrira-125-milhao-de-vagas-em-curso-de-educacao-inclusiva-para-professores-cm2avy8tu00ir014uknaxy58e.html 




ONLINE
59