Marcio Vaqueiro / stock.adobe.com
Universidade de Yale fica em Conneticut, no nordeste dos Estados Unidos, e integra a Ivy League 
Marcio Vaqueiro / stock.adobe.com

 

Ter aulas com professores de universidades como Harvard, Cambridge, Princeton e Yale pode, em um primeiro momento, parecer uma ideia distante - não só pelos quilômetros necessários para chegar até outro país, mas pela dificuldade de ingressar em universidades de tamanho prestígio. Entretanto, isso pode ser feito com apenas um clique, de qualquer lugar do mundo, e de maneira gratuita.

Acelerados pela pandemia, há centenas de cursos online e gratuitos disponibilizados por essas universidades. As oportunidades variam em diversas áreas de conhecimento, como saúde, negócios, engenharia, ciências de dados, literatura e mais. As aulas podem ser acessadas sem custo, mas a maioria das instituições cobra uma taxa para quem deseja obter o certificado.  

Por serem oferecidos por universidades estrangeiras, a maior parte dos cursos está disponível em inglês. Entretanto, as plataformas disponibilizam recursos para ampliar o acesso, como legenda, transcrição ou filtro de pesquisa para escolher a linguagem — embora em menor número, algumas instituições oferecem capacitações em português.

Confira abaixo dicas de cursos oferecidas por universidades dos Estados Unidos e da Inglaterra e saiba como acessá-los. 

Cambridge

Considerada uma das mais tradicionais da Inglaterra, a Universidade de Cambridge é uma instituição de ensino superior pública que se localiza na cidade que dá o nome à universidade, a aproximadamente 80 quilômetros de Londres. Cerca de 20 capacitações sem custo, que podem ser feitas pelo computador, são oferecidas por Cambridge.

As oportunidades, disponibilizadas pela plataforma Class Central, estão distribuídas em áreas como artes, comunicação, negócios, direito, ciências sociais e ciência da computação. Há, por exemplo, cursos de construção de roteiro audiovisual, fundamentos de finanças, análise de DNA e mais. As aulas podem ser acessadas de forma gratuita, mas é exigida uma taxa para obter a certificação.

Columbia 

A Universidade de Columbia, que fica na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, tem um projeto focado em Massive Open Online Courses (MOOCs), ou seja, cursos online disponibilizados de forma aberta, sem limite de participações. Assim, professores da instituição ministram diversas capacitações, disponibilizadas em três plataformas: CourseraedX e Kadenze

As ofertas variam entre certificados profissionais e cursos individuais em uma variedade de assuntos. Os cursos gratuitos estão concentrados na plataforma edX, onde há aproximadamente 40 opções, sobre diversas temáticas.

Harvard

Situada no Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, Harvard é a instituição de Ensino Superior mais antiga dos Estados Unidos e é membro da Ivy League, um grupo formado pelas oito universidades norte-americanas mais renomadas no país. Por meio da plataforma HardvardX, a instituição disponibiliza cursos em diversas áreas, como educação, saúde, história, programação, literatura, biologia e mais.

Entre eles, está o CS50, o curso mais famoso de Harvard, ministrado por David J. Malan, que ensina ciência da computação e programação para alunos com ou sem experiência prévia  na área. Embora disponibilizado em inglês pela universidade, há uma versão em português oferecida, também de forma gratuita e virtual, pela Fundação Estudar, no Brasil. 

Os cursos são gratuitos, mas em alguns casos é necessário pagar para obter a certificação. Todos são de início imediato.

Stanford

Mais de 50 cursos gratuitos e online são disponibilizados pela Stanford, universidade localizada na Califórnia, nos Estados Unidos, considerada uma das mais prestigiadas do mundo. As capacitações podem ser acessadas no site da universidade. Além dos cursos, a plataforma ainda disponibiliza gratuitamente artigos, webinars, e-books, vídeo-aulas e mais. 

Há oportunidades em áreas como Gestão de Negócios, Ciência da Computação, Cibersegurança, Ciências Exatas, Humanidades, Energia e Sustentabilidade, Saúde e Medicina. Os cursos podem ser acessados de forma gratuita, mas quem deseja certificado precisa pagar uma taxa para obtê-lo. 

A maioria está disponível para início imediato, mas em alguns casos é preciso esperar a abertura de uma nova turma. Quem preferir, também pode escolher pelos cursos pagos, que podem dar certificado profissional ou até mesmo certificado de graduação e custam a partir de U$500 (cerca de R$ 2.570).

Yale

Assim como Harvard, a universidade de Yale, que fica em Conneticut, no nordeste dos Estados Unidos, integra a Ivy League e é considerada uma das mais renomadas dos Estados Unidos, sendo conhecida por ter formado cinco presidentes do país. A universidade oferece, por meio do site Open Yale, cerca de 40 cursos sem custo, que podem ser feitos pela internet.  

Cada curso inclui um conjunto completo de palestras produzidas em vídeo, acompanhadas por outros materiais do curso, como leituras sugeridas, exames e conjuntos de problemas. As palestras estão disponíveis como vídeos para download, e uma versão somente em áudio também é oferecida.  Há cursos em áreas de química, economia, história, psicologia, filosofia, estudos religiosos, sociologia, literatura. 

 

https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2022/05/harvard-yale-stanford-e-mais-confira-cursos-gratuitos-oferecidos-em-universidades-estrangeiras-renomadas-cl33b4vfh004y0167hd6gcmk8.html