David avalia o Mais Professores
Diretor do CPERS em Caxias do Sul avalia novo programa Mais Professores, do Governo Federal
15/01/2025
Nesta terça-feira (14) o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Camilo Santana, lançaram o programa Mais Professores para o Brasil. A iniciativa reúne ações integradas com objetivo de valorizar e qualificar os professores da educação básica e incentivar a docência no país. Segundo o governo, o programa vai beneficiar 2,3 milhões de professores.
A reportagem da Rádio Caxias conversou sobre o novo programa com o professor David Orsi Carnizella, diretor-geral do núcleo 1 do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), que abrange os municípios serranos de Caxias do Sul, Antônio Prado, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, São Marcos e Picada Café.
O professor acredita que esse programa é positivo, e que com a falta de recursos por parte dos governos estaduais, é salutar as ações do Governo Federal para melhorar a rede de ensino por todo o país.
O Mais Professores para o Brasil está estruturado em cinco eixos: seleção para o ingresso na docência; atratividade para as licenciaturas; alocação de professores; formação docente; e valorização. Para o professor David Carnizella, essas ações são positivas não apenas para os estudantes de licenciatura, mas também para os professores já formados. Ele cita a alocação de professores para áreas onde existe carência de profissionais da educação, com direito a bolsa além do salário recebido.
Em nota, o Ministério da Educação explica que “A iniciativa reúne um conjunto de ações integradas para promover a valorização e a qualificação dos professores da educação básica, assim como o incentivo à docência no país”.
FONTE: