Densidade no concurso para professor
Divulgada densidade no concurso para professor; docente de Biologia em Porto Alegre tem 84 candidatos por vaga
Candidatos podem acessar concorrência no site da empresa promotora do concurso
23/06/2023 GZH
Foi divulgada na manhã desta sexta-feira (23) a densidade do concurso para professor da rede estadual do Rio Grande do Sul. A consulta poderá ser feita na nova data no site do Instituto AOCP. Na última quarta-feira, foi liberada a possibilidade de checar o local de prova. Os participantes deverão imprimir o Cartão de Informação do Candidato. As provas objetiva e de redação, para diferentes cargos, serão aplicadas na tarde do próximo domingo (25).
No documento divulgado, é possível verificar quantos candidatos se inscreveram para cada posição em diferentes coordenadorias. As cinco vagas para professor de Ciências Biológicas na 1ª CRE, que contempla Porto Alegre, serão disputadas por 423 profissionais, perfazendo 84,6 por vaga. Outras cinco oportunidades para professor de Geografia na mesma coordenadoria terão 361 professores concorrendo, chegando a 72,2 candidatos/vaga. Para docente de Educação Especial, são 61 para cada vaga. Em contrapartida, vagas para dar aulas de Língua Kaingang e Ciências Humanas na 39ª CRE não tiveram nenhum candidato inscrito.
Ao todo, 24,6 mil pessoas se inscreveram no certame. Trata-se do primeiro concurso para selecionar docentes na rede pública do Estado em 10 anos. Apesar de oferecer 1,5 mil vagas entre 30 coordenadorias regionais de Educação, diferentes áreas ficaram de fora do certame, o que causou contestação por parte de docentes.
O portão de acesso aos locais de realização do concurso será aberto às 12h45min e fechado às 13h45min. A aplicação das provas terá início 15 minutos após o fechamento do portão de acesso, observado o horário local, com duração de quatro horas, incluído o tempo de marcação na folha de respostas (prova objetiva) e preenchimento da folha da versão definitiva (prova de redação).
O concurso será realizado nos municípios de Bagé, Guaíba, Santa Rosa, Bento Gonçalves, Ijuí, Santana do Livramento, Cachoeira do Sul, Osório, Santo Ângelo, Canoas, Palmeira das Missões, São Borja, Carazinho, Passo Fundo, São Leopoldo, Caxias do Sul, Pelotas, São Luiz Gonzaga, Cruz Alta, Porto Alegre, Soledade, Erechim, Rio Grande, Três Passos, Estrela, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, Gravataí, Santa Maria e Vacaria.
FONTE: