Até o dia 20 de maio, professores gaúchos que estão vinculados à educação básica do Estado podem se inscrever no Desafio Nuvem de Educação Midiática, da Unisinos. Online e gratuito, o programa conta com duas oficinas virtuais, com especialistas do Brasil e dos Estados Unidos, e visa a formação em educação midiática, passando por temas como letramento midiático e digital, redes sociais e discurso de ódio, fact-checking e desinformação. As inscrições podem ser feitas neste site.
Podem participar educadores de escolas públicas e privadas de todas as áreas de conhecimento no Ensino Fundamental e Médio. Desenvolvido pelo Núcleo Universitário de Educação para as Mídias (Nuvem) da Unisinos, o programa conta com apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, através do Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre.
As oficinas serão realizadas nos dias 21 de maio e 11 de junho, sábados, das 10h às 12h, por meio da plataforma Zoom. Entre os palestrantes confirmados estão o jornalista e professor de História Raphael Kapa e a cientista da computação Nina da Hora.
Kapa é mestre e doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense, já atuou como repórter na Band, Jornal O Globo e na Agência Lupa, onde atualmente é coordenador de Educação, também é colunista no Canal Futura e na rádio Roquette Pinto. Nina é pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da FGV (CTS-FGV), divulgadora científica e hacker antirracista. É, também, criadora de duas iniciativas de educação computacional, o Computação da Hora e o Ogunhê, e foi uma das jovens lideranças indicadas na lista da Forbes Under 30 em 2021.