Desafios dos professores de Matemática

Desafios dos professores de Matemática

MEC quer ouvir desafios dos professores que ensinam matemática

Para engajar secretarias de Educação em uma escuta nacional, Ministério da Educação promove o webinário Somando Vozes por Toda Matemática. O evento será dia 25 de fevereiro, às 15h, com transmissão pelo YouTube

Publicado em 24/02/2025

 

Com o intuito de mobilizar as redes de ensino de todo país sobre a urgência de se olhar para a aprendizagem da matemática na educação básica, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realizará, na terça-feira, 25 de fevereiro, o webinário “Somando Vozes por Toda Matemática”. O evento integra as ações preliminares ao lançamento do Programa Toda Matemática e será transmitido pelo canal do MEC no YouTube. 

O webinário, agendado para as 15h (horário de Brasília), marca o compromisso do MEC com a melhoria da aprendizagem em matemática e busca o engajamento das secretarias de educação para a participação na Escuta Nacional de Professores que Ensinam Matemática. A iniciativa será promovida com o intuito de escutar os desafios dos professores e mapear seus perfis, anseios e expectativas quanto a uma política nacional voltada à matemática.  

Os temas abordados do webinário irão refletir sobre os princípios de uma política para a matemática na educação básica, o ensino e a aprendizagem de matemática nas escolas e nas universidades, as Olimpíadas de Professores de Matemática (OPMbr),  as comunidades de prática, bem como a importância do conhecimento pedagógico na aprendizagem da matemática. 

Participarão do evento a coordenadora-geral de Ensino Fundamental do Ministério da Educação, Tereza Farias; a professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas; a coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Matemática (GT19) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Celi Lopes;  o subsecretário de Ensino da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Adriano Giglio; o estudante da rede municipal de educação do Rio de Janeiro, medalhista da Olímpiada Carioca de Matemática, Otávio Gonçalves; o professor titular e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jorge Lira; e o professor da rede pública estadual de educação do Maranhão e medalhista da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio, Rubens Netto. Também estará presente a equipe da Coordenação-Geral do Ensino Fundamental (Cogef) do MEC. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

 

FONTE:

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/fevereiro/mec-quer-ouvir-desafios-dos-professores-que-ensinam-matematica?fbclid=IwY2xjawIqifBleHRuA2FlbQIxMQABHaYCui3IWt-Gw1AB25vsRbJdpuMn3d_EDMhfUtdC1wbKmeSl1K1uB3JApQ_aem_0n4BaLSKlGo-ndSU8PjuQA 




ONLINE
8