Dia de Preto Velho

Dia de Preto Velho

Com informações de @ricardo.umbanda@numerologleds e Nayara Guimarães

 

ilustração: @vivoquadro


Hoje o Twitter acordou com “Adorei as Almas” entre os assuntos mais comentados, por conta do dia de Pretos Velhos. O termo francês utilizado pela maioria dos europeus significa deixar dourado ou deixar brilhando. O termo Adorê, era ouvido pelos escravos quando tinham que limpar e deixar brilhando as armas e peças metálicas dos senhores de engenho.

ADORÊ ( Saudação que significa Salve, Exaltemos as Almas ) reverência em saudação aos Ancestrais, nossos Irmãos pela Criação de todos nós por Deus Supremo.

  

 

Além do dia da assinatura da Lei Áurea, dia 13 é dia de Preto Velho na Umbanda. Os Pretos Velhos são uma linha de trabalho de entidades dessa religião de matriz africana, representante dos velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravizados, que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. As comidas prediletas deles são café, bolos, fubá, milho e outros alimentos naturais como batata doce, tapioca, mandioca e tudo o que comiam na época do Brasil colonizado.

A imagem do Preto Velho também reflete características como a humildade, a paciência e a sabedoria. Pretos velhos são grandes conselheiros e devem ser ouvidos atentamente!

 

https://midianinja.org/news/adorei-as-almas-13-de-maio-dia-de-preto-velho/?fbclid=IwAR2DNoTvuSNGaxt_Wo2nmLDy6KgaN0Nji_WIpJ_NNMFfzqWYUNcpubCL5FI 




ONLINE
5