Dia Internacional da Língua Portuguesa

Dia Internacional da Língua Portuguesa

Dia Internacional da Língua Portuguesa: saiba mais sobre o idioma oficial do Brasil e de outros oito países

Nos cinco continentes, 260 milhões de pessoas falam português

05/05/2022

Dia Internacional da Língua Portuguesa: saiba mais sobre o idioma oficial do Brasil e de outros oito países | GZH

Em 5 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Língua Portuguesa e da cultura lusófona. A data foi oficializada em 2009, no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o propósito de promover o sentido de comunidade e de pluralismo dos falantes do português.

Em um levantamento divulgado pelo Instituto Camões, 260 milhões de pessoas em todo o mundo (3,7% da população mundial) falam a língua portuguesa. em 2040, o número chegará a 400 milhões de pessoas e em 2100, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), serão 500 milhões de pessoas. Estima-se que até o final do século, o continente africano registrará o maior aumento.

A língua é a mais falada no hemisfério sul e a quarta mais falada como língua materna no mundo, ficando atrás do mandarim, inglês e espanhol. Na internet, o português é quinta língua mais usada, com taxa de crescimento de 2.000% entre 2010 e 2017. Na China, 56 universidades ensinam o português como língua estrangeira, e cerca de 5 mil estudantes frequentam esses cursos.

Atualmente, o português é a língua oficial de nove países: BrasilPortugal, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

História 

Originado do latim vulgar, o idioma foi introduzido na Península Ibérica pelos conquistadores romanos no século 3.  A história da língua portuguesa teve diversas fases até chegar no chamado "português moderno", que é datado do século 16. 

Durante o começo do século 8, os mouros invadiram e ocuparam a região até século 11, quando os cristãos os expulsaram do local. O contato entre culturas distintas durante um longo período de tempo - isto é, latinos, árabes e povos assentados na Península Ibérica desde a antiguidade - foi dando origem a novos dialetos e idiomas, entre eles, o português. 

No ano de 1536, foi publicada a primeira gramática da língua, chamada na época de Grammatica da lingoagem Portuguesa, de autoria do presbítero Fernão de Oliveira. Desde então, o idioma passou por diversas reformas e acordos ortográficos. O último foi assinado em 1990, mas só passou a vigorar em território brasileiro em janeiro de 2016.

Além do dia 5 de maio, a língua portuguesa também tem outra data, esta, nacional:  comemorada oficialmente desde 2006, a partir de projeto do então senador Papaleo Paes, o 5 de novembro é o Dia Nacional da Língua Portuguesa.  

 

https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2022/05/dia-internacional-da-lingua-portuguesa-saiba-mais-sobre-o-idioma-oficial-do-brasil-e-de-outros-oito-paises-cl2sxa66g000n0167vloeici7.html?fbclid=IwAR2oFvdGWPQUH5LNHCR9QNXL5lZK4nZ7vn851uyDnzt8CEdIpQRc6vuLly4 




ONLINE
9