Dia Mundial do Meio Ambiente
Dia Mundial do Meio Ambiente
Comemorado todo dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972, durante a Assembleia Geral da ONU, na abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, que posteriormente ficou conhecida como Conferência de Estocolmo.
Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial.
Ela foi criada com o intuito de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais existentes no planeta, causados pelas ações dos seres humanos, e para a importância da preservação dos recursos naturais.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é o maior evento anual das Nações Unidas para sensibilizar e promover a ação ambiental, sendo ele realizado todo os anos, sempre em um país diferente e com um tema central.
Este ano, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Governo da Suécia será o anfitrião do Dia Mundial do Meio Ambiente 2022.
copiado do facebook
------------------------------------------------
No que se diz, "Dia do Meio Ambiente", nós, da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade - ANMIGA, pautamos a importância de todos os biomas para nosso corpo território.
Devemos lembrar da importância de cuidar do meio ambiente onde se vive, pois precisamos dele para sobreviver.
Essa data é importante para nos conscientizarmos sobre a necessidade de preservarmos os recursos naturais. Além disso, para refletirmos sobre os impactos ao meio ambiente provocados pela atividade humana, uma vez que é perceptível o crescente número de problemas ambientais ao longo dos anos.
Para nós, sem meio ambiente saudável e territórios demarcados não terá outras gerações do nosso povo.
Cuidar é a forma de fazer que as próximas gerações tenham acesso ao bem viver de todos os povos.
Siga a @anmigaorg nas redes sociais e fortaleça a luta das indígenas mulheres.
A Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA), é uma articulação de Mulheres Indígenas de todos biomas do Brasil, com saberes, tradições, lutas que se somam e convergem, que juntou mulheres mobilizadas pela garantia dos direitos e vida dos povos indígenas.
Mulheres terra,
mulheres água,
mulheres biomas,
mulheres espiritualidade,
mulheres arvores,
mulheres raiz,
mulheres sementes
e não mulheres somente
guerreiras da ancestralidade.
Entidades divulgam vídeo que mostra Amazônia atacada pelo governo e aliados Chico Alves
Colunista do UOL 05/06/2022
Para alertar a população sobre projetos de lei que colocam em risco a Floresta Amazônica e as populações indígenas, quinze entidades que tratam do tema divulgaram hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, vídeo que mostra a região sendo atacada e destruída.
Em uma alusão às iniciativas predatórias do Executivo, a peça mostra mísseis fictícios que são disparados do Palácio do Planalto e do Congresso em direção à Amazônia.
Cada um deles representa um projeto de lei: PL 191, que permite garimpo em terras indígenas; PL 6299, que facilita o uso de agrotóxicos e PL 490, o chamado marco temporal, que limita a demarcação de terras indígenas.