Dia Nacional da Educação Infantil
Dia Nacional da Educação Infantil
A data foi instituída com o intuito de destacar a importância desse nível de ensino para a educação básica no Brasil
Publicado em 25/08/2022 Atualizado em 26/08/2022
Comemora-se nesta quinta-feira (25) o Dia Nacional da Educação Infantil. O dia compõe o trio de datas comemorativas que fazem de agosto um mês mais do que importante para a educação. A primeira, no dia 7, quando se comemora o Dia Internacional da Educação; a segunda, no dia 11, quando se comemora o Dia do Estudante; e a terceira, hoje, que marca a valorização da educação infantil. O dia 25 de agosto foi escolhido em homenagem à médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns, pois foi a data em que nasceu. Zilda dedicou sua vida ao trabalho assistencial para crianças.
A educação infantil corresponde à primeira etapa da educação básica, tendo como público-alvo as crianças de 0 a 5 anos de idade. A Educação Infantil, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade (LDB, art.29), e desta forma cumpre um papel importante no desenvolvimento humano e social.
Pensando nisso, o Ministério da Educação trabalha continuamente em busca da promoção do ensino de qualidade para as crianças da educação infantil. A criação do programa Conta pra Mim, por exemplo, foi um marco para a literacia familiar, já que foi considerado o primeiro programa do segmento no Brasil. O Programa possui, atualmente, 44 livros, 18 vídeos de fábulas animadas e cantigas e já distribuiu mais de 30 mil kits para famílias brasileiras. Para conhecer mais sobre literacia familiar e ter acesso aos materiais do Conta pra Mim basta acessar: https://alfabetizacao.mec.gov.br/contapramim
O Programa Primeira Infância na Escola, instituído pela Portaria nº 357, de 17 de maio de 2022, com a finalidade de promover, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, iniciativas que elevem a qualidade da educação infantil e potencializem o desenvolvimento integral das crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos de idade. A adesão ao programa é voluntária, mas já alcançamos mais de 4400 adesões por parte das secretarias de educação. Para mais informações, acesse o portal: https://www.gov.br/mec/pt-br/primeirainfancia
O MEC investiu, também, na formação e no aperfeiçoamento dos professores da educação básica com a disponibilização de cursos gratuitos no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec). Além disso, o Ministério priorizou o repasse de recursos para novos estabelecimentos e novas turmas de educação infantil em 2022. Os investimentos na educação infantil, realizados pelo programa Proinfância, até o momento, foram de R$ 110 milhões, além de 67 obras concluídas.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB, SEALF e FNDE
https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/dia-nacional-da-educacao-infantil
Diálogos sobre a Primeira Infância apresenta Projeto Primeiros Anos
Iniciativa foca no desenvolvimento de metodologias, instrumentos e ferramentas para a implementação de políticas públicas para a primeira infância
Publicado em 24/08/2022
A1ª edição do Diálogos sobre a Primeira Infância, que ocorreu nesta terça-feira (23), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, apresentou às 240 pessoas inscritas o Projeto Primeiros Anos, resultado da parceria entre o Ministério da Educação e a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI).
O Projeto Primeiros Anos tem como foco o desenvolvimento de metodologias, instrumentos e ferramentas voltadas a gestores públicos no sentido de apoiá-los na implementação de políticas públicas para a primeira infância, já que esse é o período em que a criança apresenta maior capacidade de absorção de conhecimento e rápida evolução socieoemcional.
Ambientes escolares de qualidade fomentam o diálogo e o desenvolvimento da aprendizagem infantil. Esta questão fomentou também a criação do Programa Primeira Infância na Escola, do Ministério da Educação, que objetiva a promoção de colaboração entre a União, estados, municípios e Distrito Federal no sentido de desenvolver iniciativas que elevem a qualidade da educação infantil, até os 5 anos de idade. Hoje são mais de 4,4 mil adesões de secretarias de Educação do país.
O Dia da Infância, celebrado em 24 de agosto, foi outro ponto enfatizado na ocasião, assim como a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica, uma das principais iniciativas que objetivam enfrentar a evasão e o abandono escolar.
Participaram do evento “Diálogos sobre a Primeira Infância” representantes do Ministério da Educação, entre eles a secretária executiva adjunta Sylvia Cristina Toledo Gouveia; o ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento; e o diretor e chefe da Representação da OEI no Brasil, Raphael Callau, além de especialistas, doutores e autoridades, de variadas áreas de conhecimento.
Saiba Mais
A pesquisa do Projeto Primeiros Anos é um estudo exploratório que pretende identificar as condições da oferta de educação infantil da rede pública de municípios das cinco regiões do Brasil, levando em consideração quatro eixos: gestão e infraestrutura (aspectos estruturais) e práticas pedagógicas e desenvolvimento infantil (processos).
Assessoria de Comunicação do MEC