Documentários para discutir a Educação

Documentários para discutir a Educação

 

20 documentários essenciais para discutir a Educação

 

 “É assim que venho tentando ser professor, assumindo minhas convicções, disponível ao saber, sensível à boniteza da prática educativa, instigado por seus desafios que não lhe permitem burocratizar-se, assumindo minhas limitações, acompanhadas sempre do esforço por superá-las, limitações que não procuro esconder em nome mesmo do respeito que me tenho e aos educandos”

– Paulo Freire, em “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa”. Coleção Leitura. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

 

“As imagens, portanto, parece dominar o mundo, ou mais: o mundo, às vezes, parece só existir através delas, que cineticamente sugerem, mesmo, vários mundos que coabitam e se mostram dentro dessa complexidade de discursos simultâneos.

– Aldo Victorio Filho, em “Poéticas Visuais Cotidianas”. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; SGARBI, Paulo (Org.). Fora da escola também se aprende. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, p. 52.

 

Educação. A palavra é simples, mas o assunto é extremamente complexo. Confira alguns documentários que abordam diferentes aspectos sobre o tema:

Mitã – criança brasileira – direção: Lia Mattos e Alexandre Basso (2013)

1. Mitã – criança brasileira

Sinopse: Mitã. Criança brasileira. O ser humano em sua dimensão criadora transcende o tempo despertando para as possibilidades de um “Mundo Novo”. Uma poética da infância inspirada por Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Lydia Hortélio, trazendo importantes ideias sobre educação, natureza, espiritualidade e a Cultura da Criança.

Ficha técnica
Ano: 2013 – Duração: 52 min.
País: Brasil – Gênero: Documentário
Direção e roteiro: Lia Mattos e Alexandre Basso
Fotografia: Alexandre Basso

 

Ser e ter (Ëtre et avoir) – direção: Nicolas Philibert (2002)

2. Ser e ter (Ëtre et avoir) 

Sinopse: O documentário acompanha os estudantes de uma escola rural da França, do jardim da infância até o último ano do primário, dos quatro aos 11 anos. O período mostra as crianças em pleno processo de formação do conhecimento e da identidade pessoal, acompanhando-as em sua transição do universo familiar para um ambiente no qual é levado em conta sua individualidade sem pressupostos.

Ficha técnica
Ano: 2002 – Duração: 104 min.
País: França- Gênero: Documentário
Direção e roteiro: Nicolas Philibert
Fotografia: Hugues Gemignani, Katell Djian, Laurent Didier, Nicholas Philibert
Trilha Sonora: Philippe Hersant

Documentário disponível (legendas em português) Aqui!

Sementes do Nosso Quintal – direção: Fernanda Heinz Figueiredo (2012)

3. Sementes do nosso quintal

Sinopse: Um documentário sobre uma escola bem diferente, a Te-Arte, que ensina as crianças de forma lúdica, com brincadeiras, sem separação de idades, e em contato com a natureza e com os animais. Sua idealizadora é Thereza Soares Pagani, que vive a escola como seu maior objetivo de vida, e ensina a valorização da infância. brasileira.

Ficha técnica
Ano: 2012 – Duração: 120 min.
País: Brasil – Gênero: Documentário
Direção: Fernanda Heinz Figueiredo
Roteiro: Fernanda Heinz Figueiredo, Renata Meirelles
Fotografia: Dado Carlin, Mariano Kweller

 

A Educação Proibida (La Educación Prohibida) – direção: Germán Doin (2012)

“O que faz com que o estudante fracasse na escola ?

Não é o estudante quem fracassa, é o sistema que está mal planejado. É que as reformas educacionais atuais, em voga em muitas partes, estão mal enfocadas.” “As escolas e os colégios da América Latina não são mais do que espaços de tédio e aborrecimento. Eu sempre os convido a passar pelos colégios para que vejamos uma caricatura que tem que acabar. É um professor em frente a um quadro negro ditando aulas, em pleno século 21, isso não tem sentido.”

 

4. A Educação Proibida (La Educación Prohibida)

Sinopse: Através de 45 experiências educativas fora dos padrões tradicionais, que foram analisadas em 90 entrevistas com pessoas de oito países diferentes, o documentário A Educação Proibida se propõe a questionar as lógicas da escolarização moderna e a forma de entender a educação. Além de apresentar vias alternativas para como crianças e adolescentes estão sendo educados, o filme demonstra as falhas do modelo de educação vigente, que produz cidadãos doutrinados pelo sistema e que proíbe qualquer ato que não esteja conforme a norma estabelecida por ele.

Ficha técnica
Ano: 2012 – Duração: 115 min.
País: Argentina – Gênero: Documentário
Direção: Germán Doin
Roteiro: Germán Doin, Verónica Guzzo, Julieta Canicoba e Juan Vautista
Fotografia: Sandra Grossi
Documentário disponível (legendas em português) Aqui!

Girl Rising – direção: Richard Robbins (2013)


5. Girl Rising

Sinopse: Nove histórias com um objetivo comum: vencer a pobreza e as injustiças sociais e econômicas a partir da educação. “Girl Rising” aborda a história de nove garotas, em países como Nepal, Peru e Etiópia, que buscam a oportunidade de frequentar a escola e têm suas histórias narradas por celebridades de Hollywood, como Meryl Streep e Kerry Washington.
“Girls Rising mostra a força do espírito humano e o poder da educação para mudar uma menina – e o mundo. Milhões de meninas enfrentam barreiras que os meninos não precisam enfrentar para estudar. Nós podemos ajudar a quebrar essas barreiras, chamando a atenção mundial para os benefícios da educação de meninas e a sua comunidade pode ser um ótimo lugar para começar!”

Ficha técnica
Ano: 2013 – Duração: 101 min.
País: Estados Unidos – Gênero: Documentário
Direção: Richard Robbins
Fotografia: Steven Piet, Nicole Hirsch Whitaker
Trilha Sonora: Lorne Balfe
Projeto: Visão Mundial

 

Voltar a Brincar (Play Again) – direção: Tonje Hessen Schei (2010)

6. Voltar a Brincar (Play Again)

Sinopse: Quais as conseqüências de uma infância longe da natureza? Seis adolescentes viciados em tecnologia saem em sua primeira aventura selvagem.

Ficha técnica
Ano: 2010 – Duração: 52 min.
País: Estados Unidos – Gênero: Documentário
Direção: Tonje Hessen Schei
Fotografia: James Klatt
Música: Andreas Hessen Schei, Sigur Rós, Kimya Dawson

 

Do Lado de Fora: Lições de um Jardim da Infância na Floresta (School`s Out: Lessons from a Forest Kindergarten) – direção: Lisa Molomot (2014)

7. Do Lado de Fora: Lições de um Jardim da Infância na Floresta (School`s Out: Lessons from a Forest Kindergarten)

Sinopse: Um ano na vida em um jardim da infância na floresta, na Suíça, onde estar ao ar livre e brincadeiras sem regra são os principais ingredientes.

Ficha técnica
Ano: 2014 – Duração: 36 min.
País: Estados Unidos – Gênero: Documentário
Direção: Lisa Molomot
Trilha sonora: Ted Reichman

 

Carregadoras de Sonhos – direção: Deivison Fiuza (2010)

8. Carregadoras de Sonhos

Sinopse: ‘Carregadoras de sonhos’ é um filme realista e poético que desconstrói qualquer tentativa de maquiar a realidade da educação pública brasileira nos dias de hoje. O Filme mostra quatro professoras em ação e os obstáculos que eleas enfrentam para conseguir chegar à sala de aula o interior de Sergipe. Coragem, determinação e sonhos, as forças que movem essas quatro educadoras.

Ficha técnica
Ano: 2010 – Duração: 68 min.
País: Brasil – Gênero: Documentário
Direção e roteiro: Deivison Fiuza
Fotografia: Álvaro Rocha
Trilha Sonora: Milton Goulart
Documentário disponível Aqui!

Biografia
CONCEIÇÃO, Rafaela Rodrigues da.; PAULO, Luciana Hallac. Formação docente, construção identitária e práticas curriculares a partir da análise do filme Carregadoras de sonhos. in: Revista do Difere “Artifícios, v. 1, n. 2, dez/2011. Disponível no link. (acessado em 5.11.2017)

“[…] que narrar e contar algo sobre o mundo, sobre a existência, sobre o outro ou sobre si mesmo, é uma maneira de descrever cenários, reinventar a vida, recriar historias, mas, sobretudo, de recontar eventos, realidades, conflitos, problemas, dúvidas e sentimentos que revelam diferentes versões e perspectivas dos seres humanos.”

– Raimundo Martins, em “Narrativas visuais: imagens, visualidades e experiência educativa”. in: Revista do programa de pós-graduação em arte. Brasília: Editora Brasil, v. 8, n. 1, Jan/Jun, 2009. p. 33.

 

Pro dia nascer feliz – direção: João Jardim (2007)

9. Pro dia nascer feliz

Sinopse: “Pro Dia Nascer Feliz” é o segundo longa-metragem do diretor João Jardim, diretor do cultuado documentário “Janela da Alma” que, em 2002, bateu recordes de público no gênero. Através de uma investigação do relacionamento do adolescente com a escola – ambiente fundamental em sua formação – o diretor traz à tona, além de questões comuns a qualquer adolescente dentro do ambiente escolar, questões como a desigualdade social e o impacto da banalização da violência no desenvolvimento de muitos desses jovens.

Ficha técnica
Ano: 2007 – Duração: 88 min.
País: Brasil – Gênero: Documentário
Direção e roteiro: João Jardim
Direção fotografia: Gustavo Hadba

Documentário disponível Aqui!

Biografia

CARDOSO, Romi Leffa; CHERUTI, Luciana Josélia Corrêa; PONTE, Marcia kleemann de.. Pro dia nascer feliz: análise do documentário. in: Revista Educação, Ciência e Cultura, v. 17, n. 2, 2012. Disponível no link. (acessado em 3.11. 2017)

 

Território do brincar – direção: David Reeks, Renata Meirelles (2015)

10. Território do brincar

Sinopse: Documentário que propõe um passeio pela geografia de gestos infantis, que habitam brincadeiras de diversas regiões brasileiras. Gestos que contam histórias, revelam narrativas, constroem uma linguagem própria do brincar e nos apresentam a nós mesmos. Durante dois anos, o casal de documentaristas Renata Meirelles e David Reeks, viajaram pelo Brasil registrando o brincar universal de meninos e meninas de diferentes realidades.

Ficha técnica
Ano: 2015 – Duração: 90 min.
País: Brasil – Gênero: Documentário
Direção: David Reeks, Renata Meirelles
Roteiro: Clara Peltier, Renata Meirelles
Fotografia: David Reeks
Trilha Sonora: Artur Andrés

Documentário disponível Aqui!

 

Corrida para lugar nenhum (Race to nowhere) – direção: Vicki Abeles, Jessica Congdon (2009)

11. Corrida para lugar nenhum (Race to nowhere)

Sinopse: “Corrida Para Lugar Nenhum” relata histórias de crianças e adolescentes americanos que foram pressionados ao limite, de educadores preocupados com o desenvolvimentos de alunos e de pais que tentam proporcionar sempre o melhor aos seus filhos. Além disso, o documentário aponta o silêncio epidêmico das escolas dos Estados Unidos, onde a cola se tornou uma prática comum entre os estudantes, doenças relacionadas ao stress e à depressão se fazem presentes e há o encaminhamento de jovens despreparados e desmotivados às universidades.

Ficha técnica
Ano: 2009 – Duração: 85 min.
País: Estados Unidos – Gênero: Documentário
Direção: Vicki Abeles, Jessica Congdon
Roteiro: Vicki Abeles, Jessica Congdon e Maimone Attia
Fotografia: Sophie Constantinou, Mark Smith e Maimone
Trilha Sonora: Mark Adler

 

Maria Montessori – uma vida dedicada às crianças (Maria Montessori: Una Vita Per i Bambini) – direção: Gianluca Maria Tavarelli (2007)

12. Maria Montessori – uma vida dedicada às crianças (Maria Montessori: Una Vita Per i Bambini)

Sinopse: O filme conta a emocionante história da primeira mulher italiana formada em uma faculdade de medicina e de suas lutas contra o fascismo italiano pela aceitação de seu método de ensino, abordando seus dramas pessoais devido ao filho ilegítimo e aos costumes da época. A médica e professora Maria Montessori foi uma mulher à frente do seu tempo, que dedicou sua vida ao estudo e à pesquisa do mais fundamental e difícil problema do homem: a sua formação.

Ficha técnica
Ano: 2007 – Duração:200 min.
País: Itália – Gênero: Documentário
Direção e roteiro: Gianluca Maria Tavarelli
Trilha Sonora: Marco Betta

 

Quando sinto que já sei – direção: Anderson Lima, Antonio Lovato, Raul Perez (2014)

13. Quando sinto que já sei

Sinopse: A proposta do documentário Quando Sinto Que já Sei é levantar uma discussão sobre o atual momento da educação no Brasil. Carteiras enfileiradas, aulas de 50 minutos, provas, sinal de fábrica para indicar o intervalo, grades curriculares, conhecimento dividido em diferentes caixas. As escolas, como são hoje, oferecem os recursos necessários para que uma criança se desenvolva ou a transformam em um robô, com habilidades técnicas, mas sem senso crítico?

O projeto surgiu da nossa percepção de que valores importantes da formação humana estão sendo deixados fora da sala de aula. Decidimos explorar novas maneiras de aprender que estão surgindo e se consolidando pelo Brasil, baseadas na participação e na autonomia de cada pequeno ser humano.

Ficha técnica
Ano: 2014 – Duração: 78 min.
País: Brasil – Gênero: Documentário
Direção: Anderson Lima, Antonio Lovato, Raul Perez

Documentário disponível Aqui!

 

Paulo Freire – contemporâneo – direção: Toni Venturi (2006)

14. Paulo Freire – contemporâneo

Sinopse: Um tocante documentário para TV sobre o pensamento e a antropologia do pedagogo Paulo Freire. O filme atualiza Freire, mostrando as experiências educacionais atuais nas mais afastadas regiões do Brasil e como seu revolucionário método de alfabetização vai tirando os excluídos.

Ficha técnica
Ano: 2006 – Duração: 52 min.
País: Brasil – Gênero: Documentário
Direção: Toni Venturi
Roteiro: Helena Tassara, Sylvia Lohn
Fotografia: Jay Yamashita

Documentário disponível Aqui!

 

Tarja Branca – A Revolução Que Faltava – direção: Cacau Rhoden (2014)

15. Tarja Branca – A Revolução Que Faltava

Sinopse: A partir dos depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, o documentário discorre sobre a pluralidade do ato de brincar, e como o homem pode se relacionar com a criança que mora dentro dele. Por meio de reflexões, o filme mostra as diferentes formas de como a brincadeira, ação tão primordial à natureza humana, pode estar interligada com o comportamento do homem contemporâneo e seu “espírito lúdico”.

Ficha técnica
Ano: 2014 – Duração: 80 min.
País: Brasil – Gênero: Documentário
Direção: Cacau Rhoden
Roteiro: Marcelo Negri
Fotografia: Janice D’ávila

Documentário disponível Aqui!

 

Nunca me sonharam – direção: Cacau Rhoden (2017)

16. Nunca me sonharam

Sinopse: O documentário traça um panorama sobre o ensino médio nas escolas públicas do Brasil sob diferentes pontos de vista, principalmente a partir dos estudantes. Isso é mostrado através de relatos de jovens, professores, diretores de escolas especialistas. O foco é o valor da educação; Os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive essa realidade.

Ficha técnica
Ano: 2017 – Duração: 90 min.
País: Brasil – Gênero: Documentário
Direção: Cacau Rhoden
Roteiro: Cacau Rhoden, Tetê Rhoden
Fotografia: Carlos firmino, Janice de Ávila

 

Esperando Pelo Super Homem (Waiting for Superman) – direção: Davis Guggenheim
(2010)

17. Esperando Pelo Super Homem (Waiting for Superman)

Sinopse: O documentário é centrado na crise da educação pública nos Estados Unidos. A história é contada através de várias histórias interligadas a partir de muitos alunos e suas famílias. Os educadores procuram uma solução dentro de um sistema problemático.

Ficha técnica
Ano: 2010 – Duração: 111 min.
País: Estados Unidos – Gênero: Documentário
Direção: Davis Guggenheim
Roteiro: Davis Guggenheim, Billy Kimball
Fotografia: Bob Richman, Erich Roland
Trilha Sonora: Christophe Beck

Documentário disponível (legendas e português) Aqui!

 

M’byá Reko Pyguá, A Luz Das Palavras – Direção: Kátia Klock e Cinthia Creatini da Rocha (2012)

18. M’byá Reko Pyguá, A Luz Das Palavras

Sinopse: A sensibilidade do povo Guarani em educar as crianças permanece viva apesar das influências da sociedade contemporânea. Mas os caminhos e esforços dos líderes espirituais e professores indígenas são marcados por dilemas, buscas, encontros e desencontros. Este registro todo gravado em Guarani na Aldeia Yynn Moroti Wherá, em Biguaçu, Santa Catarina, no sul do Brasil, comprova: espiritualidade, simplicidade e verdade são palavras que traduzem “a luz” dos Guarani no seu processo de educação.

Ficha técnica
Ano: 2012 – Duração: 19 min.
País: Brasil – Gênero: Documentário
Direção: Kátia Klock e Cinthia Creatini da Rocha
Fotografia: Marx Vamerlatti
Trilha Sonora: Indígenas Mbyá Guarani da Aldeia Yynn Moroti Wherá/SC

Documentário disponível Aqui!

 

Os desafios do professor do campo – direção: Bárbara Fcamidu (2014)

19. Os desafios do professor do campo

Sinopse: Os professores que trabalham na escola Liôncio S. P. Aquino, zona rural de São Borja, costumam acordar de madrugada e enfrentam mais de 40 km de estradas de chão para ministrar suas aulas. Apesar de tudo isso, esses profissionais gostam de trabalhar nessas escolas e têm um apego especial com seus alunos. “Os desafios do Professor do Campo” procura demonstrar o que motiva esses professores e mostra como é o dia dessas pessoas que trabalham na quietude pampa gaúcho. O documentário foi produzido para a disciplina de Laboratório de Telejornalismo III, ministrada pela professora Sara Feitosa.

Ficha técnica
Ano: 2014 – Duração: 10 min.
País: Brasil – Gênero: Documentário
Direção: Bárbara Fcamidu
Fotografia: Jeferson Balbueno
Trilha Sonora: Luis Gonçalves

* Documentário disponível Aqui!

 

Escola Quilombo: Educação cultivada – direção: Evandro Medeiros (2014)

20. Escola Quilombo: Educação cultivada

Sinopse: O Filme “Escola Quilombo: Educação Cultivada” aborda o cotidiano pedagógico e o trabalho docente em uma pequena escola na Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso, em Arraias – TO. Numa perspectiva de ensaio etnográfico, traz narrativas e imagens sobre a vida pessoal e os desafios de ser professor em escolas rurais, enfrentando precariedades materiais e o descaso do poder público.

Ficha técnica
Ano: 2014 – Duração: 50 min.
País: Brasil – Gênero: Documentário
Direção: Evandro Medeiros
Direção Fotografia: Alexandra Duarte
Produzido: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (Gepec) e o Observatório da Educação do Campo (Obeduc) do Câmpus de Arraias – Universidade Federal de Tocantins, UFTO./ Co.Inspiração Amazônica Filmes

Documentário disponível Aqui!

 

“[…] manifestações orais, escritas, sonoras e visuais que se organizam a partir de uma sucessão de episódios ou ocorrências de interesse humano que integram uma mesma ação. Uma sequência de ideias articuladas através de palavras faladas ou escritas, e/ou através de sons e imagens e condição para que uma manifestação seja reconhecida como narrativa. Sequência e organização são elementos que dão algum tipo de unidade a ideias, falas, frases, sons e imagens que se complementam como narrativa”

– Raimundo Martins, em “Narrativas visuais: imagens, visualidades e experiência educativa”. in: Revista do programa de pós-graduação em arte. Brasília: Editora Brasil, v. 8, n. 1, Jan/Jun, 2009. p. 33.

 

[…] pensar os cotidianos e erguê-los à condição de espaços tempos privilegiados de produção da existência e dos conhecimentos, crenças e valores que a ela dão sentido e direção, considerando-o de modo complexo e composto de elementos sempre e necessariamente articulados, implica em não poder dissociar as metodologias em si das situações estudadas por seu intermédio.”

– Inês Barbosa de Oliveira, em “Certeau e as artes de fazer: as noções de uso, tática e trajetória na pesquisa em educação. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; NILDA, Alves (Org.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2008, p. 51.

 

Filmes de Educação (lista de sugestões)

:: 25 filmes para pensar e repensar a educação. Acesse AQUI!

 

“Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir além dele. Esta é a diferença profunda entre o ser condicionado e o ser determinado”

– Paulo Freire, em “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa”. Coleção Leitura. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

 




ONLINE
23