Dúvidas sobre Educação Conectada

Dúvidas sobre Educação Conectada

MEC tira dúvidas sobre Educação Conectada em webinário

Em encontro promovido pela Undime nesta sexta (27), às 14h30, será abordada adesão à Política de Inovação Educação Conectada e a elaboração do Plano de Aplicação Financeira

Publicado em 27/10/2023

 

O Ministério da Educação (MEC) participará, nesta sexta-feira, 27 de outubro, às 14h30, de videoconferência da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), na plataforma Conviva Educação. O tema será a adesão à Política de Inovação Educação Conectada (Piec) e a elaboração do Plano de Aplicação Financeira (PAF) 2023, que devem ser feitos por diretores e gestores de escolas até 1º de novembro. A política é coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) e faz parte da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, que vai apoiar as escolas na contratação de internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.  

O encontro virtual terá a participação do coordenador de Tecnologia e Inovação da Educação Básica do MEC, Carlos Augusto Machado, que vai falar sobre o PAF 2023 e dar orientações. A mediação será do coordenador do Grupo de Trabalho de Tecnologia da Undime, professor Eduardo Ferreira da Silva, vice-presidente da Undime Mato Grosso e dirigente municipal de Educação de Canarana, Mato Grosso. A videoconferência será às 14h30 (horário de Brasília) e, para assistir, não é necessário realizar inscrição, basta acessar o link convivaeducacao.org.br/videoconferencia. 

Adesão – 

Para garantir os recursos destinados à conectividade e tecnologias digitais nas escolas, os gestores escolares devem acessar o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo. É necessário formalizar a adesão da escola, responder ao formulário de monitoramento e, depois, preencher o PAF.   

O gestor deverá se conectar ao site com seu CPF e senha e, em seguida, realizar os seguintes passos: acessar o módulo “Educação Conectada”; ler as orientações gerais da política de 2023; formalizar a adesão da escola por meio da assinatura digital do termo de adesão; e responder às perguntas de monitoramento. O PAF também será definido durante a adesão e determinará onde serão usados os recursos nas escolas. 

Esses procedimentos são indispensáveis para receberem os benefícios da política. A Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, buscando facilitar o processo, criou o Tutorial Piec 2023 PDDE, com orientações gerais e o passo a passo para a adesão, o monitoramento do programa e o preenchimento do PAF. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC

FONTE:

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/outubro/mec-tira-duvidas-sobre-educacao-conectada-em-webinario 




ONLINE
148