Edital de convocação da Seleção de Diretores

Edital de convocação da Seleção de Diretores

Seduc publica edital de convocação dos candidatos para prova de conhecimento específico da Seleção de Diretores

Publicação: 

Dando continuidade ao processo de seleção dos diretores e vice-diretores das escolas estaduais, a Secretaria da Educação publicou, nesta sexta-feira (18/10), o edital de convocação dos candidatos aptos a realizar a prova de conhecimento específico. A avaliação é uma etapa obrigatória para todos os interessados em concorrer às vagas, sendo uma forma de averiguar as competências pedagógicas e administrativas dos inscritos.

Os candidatos devem se cadastrar no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela organização das provas, onde também poderão consultar o local da prova, o gabarito preliminar e, se necessário, conseguirão interpor recursos.

O edital de convocação traz ainda orientações sobre o horário de fechamento dos portões, documentos que serão aceitos para identificação, tempo mínimo de permanência em sala, além de regras sobre objetos permitidos e proibidos, atendimentos especiais e concessão de tempo adicional.

ACESSE AQUI O EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO

A prova será composta por 60 questões objetivas e três estudos de caso. Para aprovação, é necessário acertar ao menos 60% das questões. Os conhecimentos exigidos incluem conteúdos da Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, interpretação de texto e uso de linguagem. O conteúdo detalhado e as referências bibliográficas estão no Anexo II do edital de abertura.

A prova será aplicada presencialmente em formato digital, com o uso de chromebooks fornecidos pela Seduc nos municípios das Coordenadorias Regionais de Educação.

O edital também garante o uso de nome social para pessoas transgênero, recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência e a disponibilização de sala de amamentação para candidatas que precisarem. Esses atendimentos devem ser solicitados na ficha de inscrição.

As mudanças no processo de seleção de diretores foram aprovadas pela Assembleia Legislativa em 2023, atualizando a lei anterior de 1995 para atender às exigências do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Para garantir o recebimento de recursos federais, Estados e municípios precisam adotar critérios de mérito e desempenho na seleção de gestores escolares.

 

FONTE:

https://educacao.rs.gov.br/seduc-publica-edital-de-convocacao-dos-candidatos-para-prova-de-conhecimento-especifico-da-selecao-de-diretores?fbclid=IwY2xjawGA5eRleHRuA2FlbQIxMQABHYgw3Fqs1Ophhtk2zKmRugnzC0xYQ5In-_D7YvcCfT2qSbV_xYH-28JqiQ_aem_wSzUUvJGLSE3HZe1eIcwUA 




ONLINE
39